s
Crédito: Shutterstock

BRANDED CONTENT

5G e Realidade Estendida levam as experiências imersivas a outro patamar

Ao longo da próxima década, a Extended Reality, turbinada pelo 5G, deverá se tornar uma tecnologia chave para empresas e usuários finais

Por The Shift Marketing Services * 22/04/2021

O 5G e a Extended Reality (XR) estão prestes a revolucionar nossas vidas – desde a forma como fazemos compras até a forma como consultamos médicos e interagimos com nossas comunidades. A latência mais baixa e as altas taxas de transferência do 5G permitem aplicações praticamente ilimitadas de XR, conceito que engloba todas as tecnologias imersivas – Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Realidade Mista. Espera-se que o casamento do 5G com a XR dê início à próxima onda de inovação e produtividade, não só no mercado de consumo, como no mercado corporativo.

Muitos analistas consideram o 5G uma tecnologia fundamental, que permitirá a verdadeira convergência do XR com outras plataformas poderosas, como nuvem e IA. A baixa latência e o throughput mais rápido de 5G permitirão que o XR aproveite o poder e a escalabilidade da nuvem e a consciência contextual e percepção da IA ​​para conduzir casos de uso de missão crítica.  Além disso, os dispositivos deverão ficar mais leves e funcionais.

Os casos de uso em potencial são amplos e variados.

  • Varejo – a XR permite que os clientes experimentem um produto antes de comprá-lo.
  • Treinamento – usual, especialmente em circunstâncias que envolvem perigo extremo. A XR pode fornecer ferramentas de treinamento hiper-realistas, para ajudar soldados, profissionais de saúde, pilotos, astronautas e químicos a descobrir soluções para problemas ou aprender como responder a situações perigosas sem colocar suas vidas, ou a de qualquer outra pessoa, em risco.
  • Trabalho remoto – os funcionários podem se conectar ao seu escritório ou a profissionais localizados em qualquer lugar do mundo por meio de ferramentas de reunião online. A XR desempenhará papel crítico na orientação de produtos inovadores que buscam tornar as reuniões remotas mais realistas.
  • Marketing – a XR cria uma série de novas possibilidades de engajamento com clientes e consumidores em potencial.
  • Imóveis – encontrar compradores ou inquilinos pode ser mais fácil se os indivíduos puderem percorrer os espaços disponíveis enquanto estão em outro local.
  • Entretenimento – a indústria do entretenimento continuará a encontrar novas maneiras de utilizar tecnologias imersivas em cinema, jogos e outras ofertas. Só o mercado de jogos conta hoje com mais de 1.183 patentes XR. O futuro da TV também está baseado no aumento do streaming de multimídia governado por XR.
  • Turismo – o próximo Museu do Futuro, de Dubai, usará XR para fornecer experiências interativas dinâmicas aos visitantes.

Não por acaso, os aplicativos para XR abrangem todos os setores: saúde, imóveis, manufatura industrial, educação, varejo, comércio eletrônico, mídia, entretenimento, esportes, etc. Com a conectividade 5G, será possível o surgimento de soluções cruzadas que oferecerão experiências aprimoradas, como as que requerem renderização dinâmica ou visualizações de grandes conjuntos de dados.

Por exemplo, o design de carros de próxima geração acontecerá em XR. As equipes poderão colaborar remotamente em um ambiente de alta fidelidade “quase real”, iterar rapidamente conceitos e ideias e tomar decisões de forma mais eficiente e barata, com o processo geral de design diminuindo de meses para dias. Além disso, o XR será uma virada de jogo em configurações operacionais, como reparo e manutenção, de forma remota.

A Huawei Cloud possui recursos avançados de VR/AR para aplicações diversas nas áreas de entretenimento (games, streaming, vídeos 360°), educação, etc. Aliada ao 5G ela é capaz de levar a experiência XR aos dispositivos móveis com o mesmo desempenho da fibra para os computadores.  A empresa também tem investido em soluções XR para o mercado de saúde.


Cenários Cloud VR – Huawei

—————————————————————————————————————————–

(*) Este post é parte do programa de Marketing Services da The Shift. Seu conteúdo foi produzido em parceria com a Huawei Brasil.

O 5G está longe de ser ‘apenas mais um G’

BRANDED CONTENT

O 5G está longe de ser ‘apenas mais um G’

Tecnologia promete disruptar mercados existentes, possibilitar novos modelos de negócios e alterar o cenário competitivo em vários setores

Por The Shift Marketing Services *
5G vai levar a um maior uso de IoT

BRANDED CONTENT

5G vai levar a um maior uso de IoT

Complementares, as duas tecnologias irão revolucionar completamente nossas vidas

Por The Shift Marketing Services *
O 5G é o motor do desenvolvimento da economia no país

BRANDED CONTENT

O 5G é o motor do desenvolvimento da economia no país

Tecnologia tem potencial para gerar novas receitas, criar e transformar milhões de empregos em todos os setores da economia

Por The Shift Marketing Services *
Cibersegurança é uma obrigação também no mundo 5G

BRANDED CONTENT

Cibersegurança é uma obrigação também no mundo 5G

Uma rede 5G segura não só beneficiará fornecedores e provedores de serviços, como também aumentará a confiança do consumidor

Por The Shift Marketing Services *
O 5G será uma revolução para a medicina

BRANDED CONTENT

O 5G será uma revolução para a medicina

Novos casos de uso permitirão que médicos e pacientes fiquem mais conectados que nunca. Os benefícios serão sentidos, de forma diferente, por cada participante da cadeia de valor da Saúde

Por The Shift Marketing Services *