s
Games para mobile caíram no gosto dos jogadores Unsplash/Screen post
INOVAÇÃO

Como serão os games no futuro?

Cloud gaming, mais diversidade e mobile são algumas das tendências que moldam os próximos passos do mercado de jogos online

A pandemia gerou um salto no interesse pelos games, tanto que 2020 foi um ano sem igual para o mercado. O isolamento social fez o mundo virtual ser um escape e uma forma de se conectar com as pessoas - uma formatura do curso de ciências da computação da UFMT chegou a ser realizada no Minecraft. Agora, com a redução das restrições, o setor deve desacelerar, mas os jogos online continuam a ter espaço nas rotinas dos gamers. O número de jogadores deve atingir 3.32 bilhões em 2024, segundo estimativa da NewZoo, uma consultoria especializada na indústria.

O mobile ganha cada vez mais força e a tendência é que um número crescente de jogadores passe a optar por jogos para celular e tablet. O mercado de Esports nesse formato já chama atenção. Enquanto a indústria como um todo deve gerar US$ 175,8 bilhões em 2021 - uma queda de 1,1% na comparação com 2020, os jogos para mobile devem registrar um aumento de capital de 4,4% ante o ano passado e passar a representar mais da metade do mercado global de games. Os dados são da Newzoo.

O 5g também vai afetar o mercado ao trazer internet de melhor qualidade e ampliar o leque de possibilidades dos jogos. A estimativa da NewZoo é que 2.1 bilhões de celulares sejam compatíveis com o 5G até 2023. Essa nova tecnologia ainda vai trazer uma melhor experiência para os jogos de multiplayer ao reduzir o delay entre a ação dos jogadores, como o pressionar de um botão, e a resposta do servidor.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Inovações e patentes sustentáveis

Inovação

Inovações e patentes sustentáveis

Quase uma em cada três invenções está relacionada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, aponta estudo da OMPI, às vésperas do Dia Mundial da Propriedade Intelectual.

O poder dos superfãs

Tendências

O poder dos superfãs

Uma legião de superfãs, e o apreço das novas gerações pela IA Generativa, sinalizam novas oportunidades de receita para as empresas de Mídia e Entretenimento Digital, diz a Deloitte.

Falta imaginação às empresas

Inovação

Falta imaginação às empresas

Pesquisa recente revela que as empresas perderam a capacidade de imaginar o seu futuro, refletindo falta de curiosidade e criatividade, essenciais para a inovação.

Aproveite a era das mudanças quânticas

Tendências

Aproveite a era das mudanças quânticas

Mudanças quânticas trazem grandes oportunidades, mas é fundamental entender completamente o cenário para não errar a mão. Um novo relatório tem uma lista de 50 delas.

Três tipos de inovação

Inovação

Três tipos de inovação

Daniel Sabbah, um dos autores do livro "The Heart of Innovation", explica a diferença entre inovação e invenção e os tipos de inovação nos quais investir e o porquê.

Corporate Venture Builder: modelo de geração de inovação e ganhos na TecBan

Inovação

Corporate Venture Builder: modelo de geração de inovação e ganhos...

A ATMosfera Venture foi criada para desenvolver negócios multissetoriais que possam contribuir para as transformações do ecossistema financeiro brasileiro.

Por Marcos Aurélio Pedroso *