s
O laboratório de inovação de Harvard, antes da pandemia Crédito: Harvard
INOVAÇÃO

O segredo dos labs de inovação

A inovação não vem de uma centelha mágica que nos atinge como um raio, e sim de de constantes mudanças, experimentações, manutenções e interações

Por Silvia Bassi 24/06/2021

Quando tudo vira de cabeça para baixo, é aí que nasce a inovação? Depende. Se a empresa não tem nem cultura, nem práticas de geração e experimentação de novas ideias implementadas, a chance dos esforços virarem um movimento “corram para as colinas” é grande. Porque a inovação, segundo o reitor da Faculdade de Artes e Ciências do SUNY Polytechnic Institute, Andrew Russel, coautor do livro “The Innovation Delusion: How Our Obsession with the New has Disrupted the Work that Matters Most“, não vem de uma centelha mágica que nos atinge como um raio, e sim de de constantes mudanças, experimentações, manutenções e interações. Falar de inovação e teorizar inovação não necessariamente levam a ela.

A palavra inovação está tão usada que, para alguns, começa a dar arrepios, concordam? O problema não está no uso do termo, mas na banalização. A edição de junho de 2021 da revista Global Finance, totalmente dedicada ao assunto, enfia o dedo na ferida: “Definir algo tão fundamental para a vida moderna quanto a inovação é muito difícil. Podemos ter certeza de que a tecnologia pioneira de mRNA que ajudou a criar uma classe totalmente nova de vacinas, incluindo aquelas que protegem contra Covid-19, é inovadora. Mas e um telefone com uma tela que dobra, mas que funciona como os outros telefones?“, escreve Lawrence Neville.

E é nesse território que os laboratórios de inovação — espaços criados por empresas e organizações, geralmente associados a startups ou áreas de pesquisa — aparecem como uma alternativa a ser considerada. Desde que não cometam três pecados capitais, escreve Simone Ahuja, consultora e autora do livro “Disrupt-it-yourself“, um manual prático de inovação com base em suas pesquisas com empresas que fazem parte da lista Fortune 1000.

CADASTRE-SE GRÁTIS PARA ACESSAR 5 CONTEÚDOS MENSAIS

Já recebe a newsletter? Ative seu acesso

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar

Se houver falta de alinhamento com os negócios, falta de métricas de sucesso e falta de times equilibrados e diversos, diz Simone, os laboratórios fracassam. De fato, uma pesquisa realizada em 2015 pela Capgemini Consulting e o Altimeter Group identificou que entre 80% a 90% dos laboratórios de inovação falhavam na entrega do valor prometido. O que mudou? O entendimento dos três pecados capitais e a experiência de que labs de inovação não podem ser corpos estranhos prestes a serem “fagocitados” pela cultura organizacional avessa a mudanças.

Inovações e patentes sustentáveis

Inovação

Inovações e patentes sustentáveis

Quase uma em cada três invenções está relacionada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, aponta estudo da OMPI, às vésperas do Dia Mundial da Propriedade Intelectual.

Falta imaginação às empresas

Inovação

Falta imaginação às empresas

Pesquisa recente revela que as empresas perderam a capacidade de imaginar o seu futuro, refletindo falta de curiosidade e criatividade, essenciais para a inovação.

Três tipos de inovação

Inovação

Três tipos de inovação

Daniel Sabbah, um dos autores do livro "The Heart of Innovation", explica a diferença entre inovação e invenção e os tipos de inovação nos quais investir e o porquê.

Corporate Venture Builder: modelo de geração de inovação e ganhos na TecBan

Inovação

Corporate Venture Builder: modelo de geração de inovação e ganhos...

A ATMosfera Venture foi criada para desenvolver negócios multissetoriais que possam contribuir para as transformações do ecossistema financeiro brasileiro.

Por Marcos Aurélio Pedroso *
Viagens e turismo em modo futuro

Inovação

Viagens e turismo em modo futuro

Um denso estudo produzido pela Design Hotels, em parceria com a SOON Future Studies, mergulha no cruzamento da tecnologia, com a mudança do comportamento das pessoas sobre viagens, turismo e hospedagem, para traçar um panorama interessan...

Generosidade infecciosa

Inovação

Generosidade infecciosa

Gentileza gera gentileza, já dizia o profeta. Pois quem agora defende o mote é o CEO da TED, Chris Anderson, que lança um livro sobre o impacto surpreendente da "generosidade infecciosa".