s
Crédito: Pixabay
ECONOMIA

Estratégia sustentável na retomada da economia

Consumidores aumentaram a percepção sobre valores corporativos como inclusão e origem da fabricação dos produtos, como foco em maior consciência sobre a sustentabilidade dos negócios

A pandemia gerou uma crise econômica em escala global que atingiu praticamente todas as indústrias. O isolamento social criou um movimento de reflexão sobre as práticas nocivas do mercado e organizações passaram a repensar estratégias e modelos de negócio. Agora, já em um cenário de retomada da economia, há oportunidade para as empresas colocarem mudanças em prática, especialmente no que se refere à questão da sustentabilidade.

Depois de enfrentar quedas sem precedentes em vendas nos meses de março e abril, o setor de varejo dos EUA voltou à trajetória de crescimento pré-pandemia. O cenário atual, porém, é distinto. Um estudo da Coresight revela que consumidores aumentaram a percepção sobre valores corporativos como inclusão e origem da fabricação dos produtos, como foco em maior consciência sobre a sustentabilidade dos negócios. O mesmo acontece entre os investidores: fundos voltados a negócios sustentáveis cresceram 41% no último ano, inclusive durante a pandemia.

Na mesma linha, análise da PwC aponta que os governos nacionais devem manter e até ampliar compromissos ambientais traçados antes da Covid-19. Assim, organizações que estiverem alinhadas às exigências podem se diferenciar no mercado. Investimentos vão priorizar empresas com responsabilidade ambiental, social e de governança (ESG).

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Faltam competências verdes

Sustentabilidade

Faltam competências verdes

Na corrida em direção à transição energética global, surgem novos empregos relacionados às energias renováveis. No entanto, um problema aparece: a falta de mão de obra qualificada.

O fim está próximo... Da crise!

Economia

O fim está próximo... Da crise!

O relatório bienal do Silicon Valley Bank aponta que estamos mais perto do fim da crise do que do começo. Mas nada mais será como 2021.

Comida do futuro a perigo

Economia

Comida do futuro a perigo

Os investimentos de risco na agricultura celular (proteínas animais cultivadas em laboratório) caíram 78% entre 2022 e 2023, colocando as startups a perigo.

Filantropia movida a tecnologia

Economia

Filantropia movida a tecnologia

A filantropia virou de cabeça para baixo depois que a ex-mulher de Jeff Bezos, MacKenzie Scott doou mais de US$ 16 bilhões em cinco anos para 2 mil organizações no mundo todo, incluindo no Brasil.

É preciso focar na qualidade do crescimento

Economia

É preciso focar na qualidade do crescimento

Estudo do WEF, em parceria com a FDC, avaliou 107 países, incluindo o Brasil, e descobriu que o ritmo da inovação está "devagar, quase parando". Além disso, o crescimento não é sustentável.

O trunfo das energias renováveis

Sustentabilidade

O trunfo das energias renováveis

Dois relatórios sobre energias renováveis no mundo e na América Latina ajudam a entender como os países devem montar seus novos planos de descarbonização depois da COP28.