Na madrugada de 20 de outubro de 2025, uma falha de DNS na região US-East-1 da AWS paralisou partes do DynamoDB e de serviços dependentes, por horas, afetando milhões de usuários de serviços populares — como Perplexity, Canva, Venmo, Roku, Lyft e Zoom, além de sistemas da própria Amazon.
Não foi a primeira vez — e não será a última. Desde 2021, interrupções regionais tornaram-se eventos cíclicos na infraestrutura global: limitadas no tempo, mas amplas no impacto. Mesmo gigantes como AWS, Azure e Google Cloud compartilham vulnerabilidades estruturais.
Em julho, foi a vez da Microsoft: uma falha na região Leste dos EUA do Azure se espalhou e afetou organizações em cadeia. Pouco antes, uma série de interrupções na IBM Cloud deixou clientes questionando decisões de design — e uma terceira, mais curta, chegou a afetar 54 serviços.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
A falha de DNS que tirou a AWS do ar por 15 horas lembrou ao mundo que a nuvem é poderosa, mas não infalível. O futuro pertence a quem investe em resiliência e projeta para o fracasso.
Fábricas e data centers impulsionam crescimento global de smart buildings em busca de eficiência e sustentabilidade
Apesar do aumento no número de negócios circulares entre 2018 e 2023, o capital global ainda privilegia modelos lineares. O estudo da Circle Economy revela os gargalos financeiros e aponta caminhos para destravar o investimento em soluç�...
Relatório do IMD revela que competitividade depende de prontidão digital, resiliência e políticas estratégicas em um cenário global marcado por inflação, protecionismo e polarização.
Apesar do avanço em investimentos e regulação, a transição energética global segue desequilibrada e aquém das metas climáticas. Estudo do Fórum Econômico Mundial destaca onde estamos, quem lidera, o que trava o progresso – e o p...
A maioria quer trabalhar com sustentabilidade, mas diz não ter as habilidades necessárias. Estudo destaca lacunas por país e região
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso
