s
Diego Cançado, CPTO da Loggi: "Eu tenho a crença que a gente tem capacidade de usar IA de uma forma muito mais eficiente que as outras empresas" (Crédito: Divulgação)
ENTREVISTA

De tech a logística: a estratégia da Loggi para escalar com IA

Diego Cançado detalha foco em PMEs, decisões quarter a quarter e como “1 centavo por pacote” muda o jogo

Por Soraia Yoshida 14/08/2025

Na semana que antecedeu o Dia das Mães, em maio, os envios nacionais cresceram 143% para pequenos negócios frente ao mesmo período em 2024. Vestuário e Moda foi o segmento de maior destaque, saltando 214% em comparação com o ano anterior, seguido por Jóias e Bijuterias, com alta de 198%, e Cosméticos e Perfumaria, 103%, de acordo com o “Mapa da Logística”. O levantamento produzido pela Loggi usa dados coletados em envios entre pequenos, médios e grandes negócios em todas as regiões do Brasil.

O uso de dados é o alicerce de uma operação que recentemente inaugurou parceria com o Uber. A partir desta semana, residentes na cidade de São Paulo podem enviar encomendas para todo o país, usando o aplicativo da Uber e com coleta e entrega da Loggi. A projeção é que o serviço – com pilotos em Campinas e Curitiba desde o final de junho – ultrapasse os 10 milhões de usuários.

À frente desse e outros projetos que estão a caminho na Loggi, Diego Cançado lidera a estratégia de Produtos e Tecnologia, , que conta com uma base grande de tecnologia e automação para ganhar custo e eficiência. Em 2023, ele assumiu como Chief Product Officer (CPO) da Loggi e desde este ano se tornou CPTO (Chief Product and Technology Officer) ou vice-presidente de Produtos e Tecnologia. Nessa dobradinha, ele enxerga como seu papel encontrar oportunidades de negócio de forma contínua, gerando satisfação para o cliente. “Você compra um produto em um varejista grande e nós fazemos a entrega. A maioria dos clientes nem sabe que seu pacote está vindo pela Loggi, mas fica feliz de receber no dia seguinte”, diz.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Pix, open source e IA: por que o Brasil é referência para a Red Hat

Entrevista

Pix, open source e IA: por que o Brasil é referência para a Red Hat

Richard Harmon, da Red Hat, analisa o papel do código aberto, da governança e da arquitetura moderna na transformação do sistema financeiro brasileiro

Contexto é o grande motor da IA corporativa

Entrevista

Contexto é o grande motor da IA corporativa

E visão computacional, gestão do conhecimento e governança são as verdadeiras alavancas competitivas, afirma Marcelo Noronha, CEO da Mr. Turing.

Criatividade é um músculo – e a IA é o novo acelerador

Entrevista

Criatividade é um músculo – e a IA é o novo acelerador

Professor emérito da Wharton, Jerry Wind afirma que desafiar modelos mentais é a base da criatividade e que a IA, usada como assistente humano-centrado, amplia – e não substitui – a capacidade de imaginar, resolver problemas e transf...

TCS aposta no Brasil para acelerar inovação com centro global no Insper

Entrevista

TCS aposta no Brasil para acelerar inovação com centro global no Ins...

Com investimento de R$ 50 milhões e acesso à rede global de pesquisadores da TCS, o novo centro instalado no Insper acelera a co-inovação entre empresas, startups e universidades, conectando desafios locais a soluções globais, como co...

“A tecnologia não é mágica, ela potencializa o humano”

Entrevista

“A tecnologia não é mágica, ela potencializa o humano”

Amanda Andreone, diretora-geral da Genesys no Brasil, explica como a Inteligência Artificial redefine o papel humano no CX e transforma empatia em vantagem competitiva.

Transformação digital com tempero local

Entrevista

Transformação digital com tempero local

Com a plataforma EIA, a Ajinomoto do Brasil transforma seu modelo de gestão digital e amplia a criação de valor econômico e social. Alexandre Telles, diretor da companhia, explica o conceito.