Passados os primeiros dias de uso do GPT-5, e suas variações (Mini, Nano, Thinking e Pro), há um único consenso na comunidade de IA: o modelo avança, tecnicamente, sob vários aspectos, mas não é o salto em direção à Inteligência Artificial Geral (AGI) que alguns esperavam.
O GPT-5 deixou a forte impressão de que a OpenAI gastou quase 3 anos e bilhões de dólares em um modelo mais seguro, rápido, barato e com recursos agênticos avançados, mas queimou a largada. O preço agressivo, a liberação dos recursos de "raciocínio" para a versão gratuita e a anunciada redução das alucinações agradaram. Mas, no fundo, os ganhos cognitivos ficaram aquém do desejado.
A apresentação teve tropeços: um bug no roteador fez o modelo “parecer mais burro” no início, gráficos incoerentes viraram meme e houve a omissão do benchmark ARC-AGI-2, que o posiciona atrás do Grok 4.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Pesquisas recentes mostram que chatbots e copilots podem capturar atenção como redes sociais e máquinas caça-níqueis. E já há um preço alto sendo pago nas empresas.
Tratando segurança como arquitetura e não como filtro no fim do funil. Aplicações que nascem com detecção, supervisão e resposta em camadas independentes escalam com menos sustos.
Pesquisa mostra que 85% dos trabalhadores acham que a IA vai impactar seus empregos. O Brasil é o mais otimista da América Latina, mas também sente medo de ser substituído
Sem fundação sólida, projetos viram castelos de areia: executivos da MATH explicam como transformar hype em vantagem competitiva com governança, resiliência e ROI real.
Mesmo com talento e ciência de ponta, a América Latina ainda enfrenta barreiras como pouco investimento e falta de ambição global para escalar suas deep techs. Brasil é destaque, mas falta paciência dos investidores
Agentes autônomos desafiam o manual do SaaS e expõem a batalha entre ROI, narrativas de valor e dumping algorítmico.
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso