Até 2028, os agentes de IA poderão gerar até US$ 450 bilhões em valor econômico por meio do crescimento da receita e da economia de custos. Desde que a confiança na IA Agêntica aumente. No último ano, a confiança em agentes de IA totalmente autônomos caiu drasticamente, de 43% para 27%, com quase dois em cada cinco executivos acreditando que os riscos da implementação de agentes de IA superam os benefícios. Só 40% afirmam confiar em agentes de IA para gerenciar tarefas e processos de forma autônoma, segundo a pesquisa “Rise of Agentic AI - How trust is the key to human-AI collaboration”, da Capgemini, que ouviu 1,5 mil executivos em 14 países, em abril deste ano. Só 2% já implantaram agentes de IA em escala.
O relatório aponta que à medida que as organizações passam da fase de exploração para a implementação, a confiança nos agentes de IA aumenta. Para organizações na fase de implementação, 47% apresentam um nível de confiança acima da média, em comparação com 37% na fase exploratória. Portanto, as organizações estão priorizando transparência, clareza sobre como os agentes de IA tomam decisões e salvaguardas éticas para impulsionar uma maior adoção. O que é bom.
A expectativa é que 15% dos processos de negócios alcancem autonomia parcial ou total nos próximos 12 meses. No entanto, menos de uma em cada cinco organizações relatam alta maturidade em relação à infraestrutura e às tecnologias necessárias para implementar agentes.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Agentes autônomos desafiam o manual do SaaS e expõem a batalha entre ROI, narrativas de valor e dumping algorítmico.
De IA a inclusão financeira, a região prepara salto de eficiência — com o Brasil na linha de frente
Apesar da popularização das ferramentas de IA, ainda falta clareza, políticas e treinamento. O uso incorreto expõe empresas a riscos e desperdícios de potencial.
Apesar da adoção de IA, pilotos no setor ainda focam em tarefas simples, longe de impactar modelos operacionais
Enquanto EUA e China aceleram, o Brasil patina: apenas 8 patentes de IA concedidas em cinco anos
Como contestamos algo que nunca autorizamos — mas que soa exatamente como cada um de nós? Até onde vai nossa autonomia, quando nossa “alma digital” continua agindo mesmo offline?
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso