s
Adoção plena da IA Generativa depende de transformação organizacional, reinvestimento de tempo e maturidade digital (Crédito: Freepik)
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Quanto vale sua maturidade em IA? Estudo revela as três fases para capturar valor com IA Generativa

Relatório global da KPMG mapeia as etapas de adoção da GenAI e mostra que apenas com mudanças estruturais é possível capturar o valor potencial estimado em trilhões

Após examinar mais de 3 bilhões de pontos de dados de aproximadamente 17 milhões de empresas que, juntas, gastam US$ 30 trilhões em salários e empregam 539 milhões de pessoas globalmente, a KPMG quantificou o impacto potencial da IA Generativa. O resultado? Aumento potencial de 4-18% no EBITDA ou economia de 19-23% em custos salariais anuais, considerando somente os ganhos de produtividade da força de trabalho.

Os ganhos de produtividade foram quantificados estimando o tempo liberado, multiplicado pelos salários, assumindo que o tempo reinvestido é igualmente produtivo.

Chama atenção como esses ganhos estão distribuídos entre diferentes tipos de trabalho. Quase metade (48%) diz respeito a tarefas de baixa e média complexidade, enquanto 52% envolvem trabalhos altamente complexos que demandam soluções personalizadas e mudanças estruturais significativas. O que, na opinião da consultoria, desmistifica a ideia de que a GenAI se limita a automatizar tarefas simples – ela está revolucionando também o trabalho especializado.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

IA Neurosimbólica: uma virada estratégica

Inteligência Artificial

IA Neurosimbólica: uma virada estratégica

A promessa é aumentar transparência, explicabilidade e eficiência, reduzir custos e criar fluxos inteligentes em escala.

IA Agêntica transforma operações contra crimes financeiros

Inteligência Artificial

IA Agêntica transforma operações contra crimes financeiros

Relatório da McKinsey mostra como IA Analítica, Generativa e Agêntica podem transformar o combate a crimes financeiros, elevando eficiência e produtividade

IA Agêntica redefine o e-commerce e inaugura nova era do consumo digital

Inteligência Artificial

IA Agêntica redefine o e-commerce e inaugura nova era do consumo digi...

A entrada da Inteligência Artificial Agêntica no e-commerce transforma a jornada de compra, redefine a competição entre marketplaces e inaugura a verdadeira personalização

Chega de hype: a IA tem que entregar

Inteligência Artificial

Chega de hype: a IA tem que entregar

Quatro lançamentos recentes — GPT-5, GPT-OSS, Genie 3 e Claude Opus 4.1 — mostram que a disputa não é mais por modelos maiores, mas por modelos mais úteis.

GPT-5: evolução, não revolução

Inteligência Artificial

GPT-5: evolução, não revolução

Mais seguro, mais barato e com novos truques agênticos, modelo continua longe da AGI e leva OpenAI a enfrentar críticas no lançamento.

Memória, a próxima revolução da IA

Inteligência Artificial

Memória, a próxima revolução da IA

Enquanto a IA avança, a amnésia digital dos modelos permanece um gargalo. Mas soluções já estão surgindo — de cofres pessoais de memória a plugins especializados.