Após examinar mais de 3 bilhões de pontos de dados de aproximadamente 17 milhões de empresas que, juntas, gastam US$ 30 trilhões em salários e empregam 539 milhões de pessoas globalmente, a KPMG quantificou o impacto potencial da IA Generativa. O resultado? Aumento potencial de 4-18% no EBITDA ou economia de 19-23% em custos salariais anuais, considerando somente os ganhos de produtividade da força de trabalho.
Os ganhos de produtividade foram quantificados estimando o tempo liberado, multiplicado pelos salários, assumindo que o tempo reinvestido é igualmente produtivo.
Chama atenção como esses ganhos estão distribuídos entre diferentes tipos de trabalho. Quase metade (48%) diz respeito a tarefas de baixa e média complexidade, enquanto 52% envolvem trabalhos altamente complexos que demandam soluções personalizadas e mudanças estruturais significativas. O que, na opinião da consultoria, desmistifica a ideia de que a GenAI se limita a automatizar tarefas simples – ela está revolucionando também o trabalho especializado.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Ou como a Vibe Selling saiu do discurso motivacional e começou a se transformar em infraestrutura de IA para vendas
Empresas que usam o humano para guiar decisões sob incerteza constroem agentes mais confiáveis, governáveis e difíceis de copiar.
Relatório global da Capgemini mostra por que tecnologia não é mais o gargalo — e como a lentidão organizacional ameaça a competitividade.
A tecnologia amadureceu. Porém, organizações, processos e governança não acompanharam a velocidade da IA em escala.
A equação "IA + supervisão humana" redefine aprendizagem, reduz desigualdades e cria novo padrão de qualificação. A IA vira infraestrutura cognitiva, reconfigurando talento, ensino e competitividade.
Em 2026, o maior risco de IA pode ser o excesso de modelos e a ausência de integração. O contexto se perde. E o ROI também.
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso
