A IA Generativa está entrando no alvorecer da “agentificação”, na qual os sistemas de IA estão evoluindo de tarefas isoladas para agentes especializados e interconectados. De acordo com uma pesquisa global do Capgemini Research Institute com 1,5 mil executivos de alto escalão, que será publicada em janeiro de 2025, 32% deles colocam os agentes de IA como a principal tendência tecnológica em dados e IA para 2025.
Pensar no fluxo de trabalho agêntico como uma parte fundamental da força de trabalho pode ser um grande salto para muitas empresas. Isso envolverá, por exemplo, novas funções de gestão responsáveis por integrar trabalhadores digitais em estratégias de força de trabalho, monitorando-os e governando-os. Em 2025 as empresas começarão a gerenciar times híbrido de humanos e máquinas, garante a PwC.
Bilhões de dólares de investimento de algumas das maiores empresas do planeta estão fluindo para ferramentas que facilitarão a construção de agentes autônomos. E se esse enorme investimento e as manchetes recentes forem alguma indicação, em breve teremos muitos, muitos agentes autônomos colaborando em um ecossistema dinâmico.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Quatro lançamentos recentes — GPT-5, GPT-OSS, Genie 3 e Claude Opus 4.1 — mostram que a disputa não é mais por modelos maiores, mas por modelos mais úteis.
Mais seguro, mais barato e com novos truques agênticos, modelo continua longe da AGI e leva OpenAI a enfrentar críticas no lançamento.
Enquanto a IA avança, a amnésia digital dos modelos permanece um gargalo. Mas soluções já estão surgindo — de cofres pessoais de memória a plugins especializados.
Deepfakes e phishing por IA estão entre os principais vetores. Violação com IA encurta tempo e amplia escala de ataque
Relatório da IBM mostra que o custo médio é de R$ 7,19 milhões por violação. Mais de 60% das empresas não têm política de uso e uma em cada 6 violações usam IA para atacar organizações
Crie um conselho consultivo com personas geradas por IA para tomar decisões mais estratégicas, com clareza sob demanda e diversidade de pensamento
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso