"Os LLMs (Large Language Models) sozinhos não resolvem problemas". No palco do SAS Innovate 2024, evento que aconteceu esta semana em Las Vegas, a cientista de dados Marinela Profi, líder global de estratégia de IA do SAS Institute, lembrava que, embora sejam revolucionários, os LLMs não bastam para criar aplicações corporativas de negócios.
Entre os LLMs e os impactos em produtividade e nos resultados de negócios das empresas, está uma teia de tecnologias conectoras, dados, modelos éticos, estruturas de governança e, principalmente, pessoas. Na equação geral, aponta Marinela, a IA Generativa e os grandes modelos de linguagem representam cerca de 20% de toda a cadeia de valor.
Na abertura do evento, Bryan Harris, Vice-Presidente Executivo e CTO do SAS Institute, falou da natureza veloz do aprendizado corporativo: "quando usamos dados + ia para tomar melhores decisões que levam a melhores resultados, a taxa de aprendizado acelera e coloca a empresa à frente da concorrência e à frente do mercado".
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Empresas que tratam rotulagem como capex cognitivo, e não custo operacional, estão melhor preparadas para transformar aprendizado em ROI.
O pico de expectativas sobre vibe coding está cedendo lugar a um uso mais controlado. Em protótipos e automações locais, funciona. Em produção, sem governança, vira dívida técnica e risco.
Cisco mede a prontidão, IBM mede a transformação — juntas, expõem o ponto cego da maturidade em IA. Charlene Li mostra o caminho para atingi-la.
Segundo a McKinsey, liderar na era da IA Agêntica exige CEOs fluentes em tecnologia, capazes de equilibrar velocidade, confiança e responsabilidade em um modelo híbrido entre humanos e agentes inteligentes
Para que a IA gere valor real, as empresas precisam abandonar pilotos isolados e investir no que torna o trabalho mais humano
Em 2026, infraestrutura, governança e métricas reais começam a substituir promessas e hype, segundo novo relatório do Gartner.
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso
