Quando a bolha de IA Generativa vai estourar?Essa provocação de Gary Marcus agitou o mercado de IA nos últimos dias. Na sua visão, a tecnologia é muito cara para se remunerar todo o investimento nela. Quanto mais, gerar lucro. E sinais recentes parecem confirmar a tese.
Hoje, crescimento, receita e margens são desanimadores. O uso do ChatGPT estagnou. A Sequoia estima que, em 2023, as empresas gastaram US$ 50 bilhões em hardware Nvidia, mas geraram apenas US$ 3 bilhões em receitas. As avaliações das startups de IA têm sido bem mais altas do que deveriam. Margens brutas baixas levantam questões sobre os lucros e os fornecedores de serviços de nuvem estão reduzindo suas expectativas.
“Até agora, a coisa mais próxima de uma killer application é a assistência de codificação, mas a receita lá não é grande o suficiente para cobrir os custos dos chips, os custos legais, etc”, afirma Marcus.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
O futuro não é a IA prevendo comportamentos, mas simulando-os. Empresas estão criando gêmeos digitais dos clientes — com personalidades, comportamentos e padrões de decisão — para testar estratégias de negócios.
Na fachada, a IA está em eletrodomésticos, como geladeiras, berços para bebês e até aneis. Mas há muita IA que vale a pena
Na opinião do professor Stuart Russell, a única maneira de avançar é descobrir como tornar a segurança de IA uma condição para fazer negócios.
Com bilhões em jogo, startups de IA enfrentam o desafio de provar seu valor em um mercado cada vez mais competitivo
Escassez de talentos e infraestrutura de dados são os principais obstáculos para adoção de IA na região, mas perspectiva de crescimento cria oportunidades, diz Marcos Grilanda
Agentes autônomos de IA não se encaixam em nossos antigos modelos de preços. Outras formas de precificação estão surgindo.
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso