s
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Organoid Intelligence, a IA do futuro

O aumento de desempenho que poderia ser alcançado pela produção de computadores a partir de material biológico em vez de silício é significativo. Mas há obstáculos a serem superados.

Em algum momento da próxima década, a OI (Organoide Intelligence) fará a Inteligência Artificial ir além das suas limitações atuais. Expandirá também as fronteiras da biocomputação. Não por acaso, é citada 24 vezes no recente relatório de tendências do Future Today Institute, comandado por Amy Webb.

A OI encapsula os avanços em tecnologia de células-tronco, bioengenharia e IA. Hoje, ainda enfrenta desafios tecnológicos, como a ampliação do volume de produção de organoides e o desenvolvimento de interfaces cérebro-computador que permitam a troca de dados. E esbarra em considerações éticas quanto à consciência e aos direitos dos organoides, necessitando de um quadro ético rigoroso e inclusivo.

Mas as muitas aplicações possíveis— como tomada de decisões complexas semelhantes às humanas e o atendimento às demandas cada vez mais insustentáveis de consumo de energia impulsionadas pelos avanços em IA e supercomputação — estimulam o seu desenvolvimento estratégico como disciplina científica.

Como funciona?

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Modelos de linguagem têm limite?

Inteligência Artificial

Modelos de linguagem têm limite?

O lançamento do Phi-3 e do Snowflake Arctic mostra como os novos modelos de linguagem estão cada vez mais avançados.

LLMs autoevolutivos avançam

Inteligência Artificial

LLMs autoevolutivos avançam

E se os grandes modelos de linguagem pudessem aprender com as próprias experiências, sem intervenção humana? Essa é uma área de pesquisa promissora, mas há obstáculos a superar.

A IA matará a Web?

Inteligência Artificial

A IA matará a Web?

O que está em jogo quando o excesso de conteúdo sintético se encontra com os LLMOs, mecanismos de otimização de conteúdos para busca alimentada IA?

Dê boas-vindas à era da AI Workforce

Inteligência Artificial

Dê boas-vindas à era da AI Workforce

Testemunhamos hoje o surgimento da força de trabalho de IA, unindo habilidades humanas com software. Sua chegada provocará mudanças nos empregos, mas trará oportunidades para startups.

A IA produtiva precisa ser confiável

Inteligência Artificial

A IA produtiva precisa ser confiável

Durante o evento SAS Innovate 2024, a fornecedora mostrou soluções para auxiliar clientes a aproveitar os benefícios da tecnologia com segurança.

AI Index 2024 impressiona

Inteligência Artificial

AI Index 2024 impressiona

Mostra um avanço significativo da IA, conduzido principalmente pela iniciativa privada. Mas a corrida tem seus efeitos colaterais. Faltam avaliações robustas e padronizadas para a IA Responsável. Além disso, a IA vence os humanos em al...