s
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Vale a pena ser gentil com sua IA

Gentileza gera gentileza, e aumenta a qualidade das respostas dos chatbots de IA, revelam pesquisadores da Waseda University

Acredite. Grandes modelos de linguagem (LLMs) tendem a dar melhores respostas quando solicitados com respeito. Prompts pouco educados podem levar a uma deterioração no desempenho do modelo, incluindo erros, preconceitos mais fortes e omissão de informação”, descobriram pesquisadores da Waseda University.

Eles testaram meia dúzia de chatbots em dezenas de tarefas, usando até 150 prompts por tarefa, partindo da premissa de que a linguagem educada nas comunicações humanas geralmente gera mais conformidade e eficácia, enquanto a rudeza pode causar aversão, afetando a qualidade da resposta. Não deu outra. A pesquisa concluiu que os LLMs refletem certas características da comunicação humana, o que significa que a educação em relação aos chatbots tende a gerar melhores respostas, assim como a educação faz na conversa humana.

  • A tese provou ser verdadeira em todos os prompts em inglês, chinês e japonês e em cada chatbot testado.
  • Aparentemente, alguns LLMs podem ter sido programados para gerar respostas mais educadas e úteis quando os usuários são educados e respeitosos em suas solicitações.
  • Prompts indelicados geralmente resultam em desempenho ruim, mas uma linguagem excessivamente educada não garante melhores resultados.
  • Um efeito das solicitações excessivamente rudes ou lisonjeiras foi respostas mais longas em inglês e chinês.
  • A bajulação excessiva também não é necessariamente bem-vinda.

O grau de influência da polidez no desempenho do LLM nos diferentes idiomas utilizados sugere que o contexto cultural é um fator importante nos sistemas de compreensão da linguagem natural. Aponta para a necessidade de conjuntos de dados e processos de formação de modelos mais culturalmente conscientes, propondo um âmbito mais amplo para a incorporação da sensibilidade cultural no desenvolvimento de sistemas de IA.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

O J.A.R.V.I.S. está mais próximo

Inteligência Artificial

O J.A.R.V.I.S. está mais próximo

Os lançamentos do GPT-4o da OpenAi e o Project Astra do Google mostram que as inteligências artificiais vistas no cinema estão cada vez mais próximas da realidade.

O BYOAI já está entre nós

Inteligência Artificial

O BYOAI já está entre nós

Os colaboradores estão cada vez mais utilizando ferramentas de inteligência artificial no trabalho por conta própria, revela estudo da Microsoft.

Modelos de linguagem têm limite?

Inteligência Artificial

Modelos de linguagem têm limite?

O lançamento do Phi-3 e do Snowflake Arctic mostra como os novos modelos de linguagem estão cada vez mais avançados.

LLMs autoevolutivos avançam

Inteligência Artificial

LLMs autoevolutivos avançam

E se os grandes modelos de linguagem pudessem aprender com as próprias experiências, sem intervenção humana? Essa é uma área de pesquisa promissora, mas há obstáculos a superar.

A IA matará a Web?

Inteligência Artificial

A IA matará a Web?

O que está em jogo quando o excesso de conteúdo sintético se encontra com os LLMOs, mecanismos de otimização de conteúdos para busca alimentada IA?

Dê boas-vindas à era da AI Workforce

Inteligência Artificial

Dê boas-vindas à era da AI Workforce

Testemunhamos hoje o surgimento da força de trabalho de IA, unindo habilidades humanas com software. Sua chegada provocará mudanças nos empregos, mas trará oportunidades para startups.