s
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A experiência da Nestlé com o ChatGPT

Leite condensado e inovação: envolver diferentes equipes em torno de uma experimentação de tecnologia é difícil, mas compensador

Por Silvia Bassi 21/05/2023

Esta semana, a Nestlé mostrou para um grupo de jornalistas (incluindo a The Shift) a sua experiência de fazer o ChatGPT personificar a famosa Moça, o avatar do Leite Moça. O projeto inédito na empresa, globalmente, começou com uma provocação de Denis Chamas, gerente sênior de inovação e novos negócios da Nestlé, e terminou juntando várias áreas da companhia: Business Transformation, a unidade de negócios do produto Moça, e a Receitas Nestlé (onde fica a Cozinha Experimental).

Um prompt de persona foi criado para fazer o ChatGPT incorporar o tom de voz da Moça. A partir daí, as conversas sobre receitas e culinária, conduzidas pelo gerente de conteúdo e culinarista de Receitas Nestlé, Lucas Fabozzi, criaram prompts para tirar da IA Generativa dez receitas inéditas testadas pela cozinha experimental e transformadas no livro As Doçuras da Moça.

Foi usada a versão gratuita do ChatGPT e a voz da Moça não está disponível fora da Nestlé (só as receitas do livro). Na coletiva, deu para testar a conversa. Pedimos uma receita nova, e ela veio (brigadeiro de cupuaçu). Experimentamos algumas das receitas e eram de fato ótimas (destaque pessoal para o pudim de Leite Moça com queijo coalho).

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Modelos de linguagem têm limite?

Inteligência Artificial

Modelos de linguagem têm limite?

O lançamento do Phi-3 e do Snowflake Arctic mostra como os novos modelos de linguagem estão cada vez mais avançados.

LLMs autoevolutivos avançam

Inteligência Artificial

LLMs autoevolutivos avançam

E se os grandes modelos de linguagem pudessem aprender com as próprias experiências, sem intervenção humana? Essa é uma área de pesquisa promissora, mas há obstáculos a superar.

A IA matará a Web?

Inteligência Artificial

A IA matará a Web?

O que está em jogo quando o excesso de conteúdo sintético se encontra com os LLMOs, mecanismos de otimização de conteúdos para busca alimentada IA?

Dê boas-vindas à era da AI Workforce

Inteligência Artificial

Dê boas-vindas à era da AI Workforce

Testemunhamos hoje o surgimento da força de trabalho de IA, unindo habilidades humanas com software. Sua chegada provocará mudanças nos empregos, mas trará oportunidades para startups.

A IA produtiva precisa ser confiável

Inteligência Artificial

A IA produtiva precisa ser confiável

Durante o evento SAS Innovate 2024, a fornecedora mostrou soluções para auxiliar clientes a aproveitar os benefícios da tecnologia com segurança.

AI Index 2024 impressiona

Inteligência Artificial

AI Index 2024 impressiona

Mostra um avanço significativo da IA, conduzido principalmente pela iniciativa privada. Mas a corrida tem seus efeitos colaterais. Faltam avaliações robustas e padronizadas para a IA Responsável. Além disso, a IA vence os humanos em al...