s
Gráfico Chartr indica interesse crescente pelo ChatGPT - FOTO: Banco de Imagem Mão robótica digita em teclado
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A IA mais inteligente é burra sem pessoas

A IA está em constante mudança e prestes a crescer em poder e influência. Este foi o ano da IA Generativa e com ela aprendemos que apps como o ChatGPT sabem como responder, mas não a resposta em si. Entretanto, uma coisa é certa: a Inteligência Artificial chegou para atuar como coautora e nos potencializar como humanos.

Entre as maiores notícias de tecnologia deste ano estão o lançamento de vários aplicativos de IA Generativa, incluindo aplicativos de produção de imagens, como o Stable Diffusion e o Midjourney e, mais recentemente, de produção de texto como o ChatGPT.

Na última semana, vimos o interesse em massa despertado pelo ChatGPT.

Gráfico Chartr indica interesse crescente pelo ChatGPT

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

IA, a colega que isola

Inteligência Artificial

IA, a colega que isola

O lançamento dos interaction models pela Thinking Machines redefine a fronteira entre homem e máquina. Mas cuidado: a tecnologia que resolve o gargalo técnico pode ser a mesma que atrofia as habilidades sociais do seu time.

Sustentabilidade corporativa em 2026: dizer menos, fazer mais

Tendências

Sustentabilidade corporativa em 2026: dizer menos, fazer mais

Pesquisa com mais de mil profissionais mostra que empresas continuam investindo em sustentabilidade, mas trocaram o discurso público pelo progresso silencioso

A IA responsável pode eliminar a supervisão humana?

Inteligência Artificial

A IA responsável pode eliminar a supervisão humana?

Pesquisa do MIT SMR e do BCG responde: não! Painel com 31 especialistas globais indica que a supervisão humana em IA exige mais do que verificar outputs: exige julgamento em todo o ciclo de vida dos sistemas.

Sim, agentes de IA autorreplicantes já existem

Inteligência Artificial

Sim, agentes de IA autorreplicantes já existem

Em menos de um ano, a taxa de sucesso em testes de autorreplicação saltou de 6% para 81%. O tempo médio de detecção nas empresas ainda é de 10 dias.

O modelo de VC está travado – e US$ 3 trilhões provam isso

Tendências

O modelo de VC está travado – e US$ 3 trilhões provam isso

Relatório do Fórum Econômico Mundial revela que 1.920 unicórnios privados concentram valor que os mercados públicos não conseguem mais absorver

O efeito bumerangue das demissões por IA: empresas que cortaram estão recontratando (e pagando mais caro)

Inteligência Artificial

O efeito bumerangue das demissões por IA: empresas que cortaram estã...

Uma onda de organizações que demitiu em nome da IA está refazendo o caminho, só que agora com custos 27% maiores, equipes que perderam a confiança na liderança e o conhecimento institucional que foi embora junto com os funcionários