s
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Custo é o maior obstáculo à adoção da IA no Brasil

Supera inclusive as dificuldades em integrar e dimensionar projetos, a complexidade de dados e a escassez de habilidades e experiência, revela estudo da IBM

Preços altos são apontados como a principal barreira para a adoção da Inteligência Artificial entre empresas no Brasil, superando as dificuldades em integrar e dimensionar projetos, a complexidade de dados e a escassez de habilidades e experiência, conforme a edição 2022 do estudo “GlobaI AI Adoption Index, da IBM e da Morning Consult. Ainda assim, o percentual de empresas que já implementaram ativamente a IA em seus negócios aqui no Brasil supera a média global: 41% contra 34%.

Participaram do estudo 7.502 tomadores de decisão de negócios sênior em 19 países. Entre os principais impulsionadores da adoção da tecnologia nesse universo estão avanços que estão tornando a IA mais acessível às empresas. Mas a automação de tarefas e a redução de custos também aparecem entre os motivos mais citados, inclusive no Brasil, onde a crescente incorporação em aplicativos de negócios padrão continua a ter um peso grande.

No geral, as empresas também estão aplicando a IA a desafios mais abrangentes, com maior impacto social e ambiental, por exemplo, como os relacionados às metas ESG. Dois terços delas, no universo global, já estão ou planejam aplicar a IA às suas metas relacionadas à sustentabilidade. No Brasil, 66% dos profissionais estão implementando IA para acelerar suas iniciativas ESG.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Um tutor digital para cada pessoa.

Inteligência Artificial

Um tutor digital para cada pessoa.

A equação "IA + supervisão humana" redefine aprendizagem, reduz desigualdades e cria novo padrão de qualificação. A IA vira infraestrutura cognitiva, reconfigurando talento, ensino e competitividade.

Modelos demais, valor de menos

Inteligência Artificial

Modelos demais, valor de menos

Em 2026, o maior risco de IA pode ser o excesso de modelos e a ausência de integração. O contexto se perde. E o ROI também.

A monetização via anúncios chegou às buscas de IA

Inteligência Artificial

A monetização via anúncios chegou às buscas de IA

O desafio agora é manter neutralidade e valor estratégico em um ambiente que tende à manipulação invisível.

Martech 2026 provoca CEOs e boards

Inteligência Artificial

Martech 2026 provoca CEOs e boards

Ano que vem, os agentes assumirão a jornada de Marketing. Os Agents of Customers já começam a mudar CAC, margem e previsibilidade. Ignorá-los custará caro.

A corrida da IA é vencida (ou perdida) na camada de dados

Inteligência Artificial

A corrida da IA é vencida (ou perdida) na camada de dados

Relatórios da IBM e da Deloitte apontam na mesma direção: empresas só extraem valor de IA quando CDOs garantem governança, integração e métricas consistentes para os dados.

O fim da fricção: a ascensão das empresas superfluidas e o futuro híbrido entre humanos e IA

Inteligência Artificial

O fim da fricção: a ascensão das empresas superfluidas e o futuro h...

Relatório da EY revela como IA agêntica, contratos inteligentes, robótica e neurotecnologias estão transformando empresas em ecossistemas autônomos e superfluídos