s
Gráficos TBD editados pela The Shift
ECONOMIA

Vamos explicar a Web5?

Jack Dorsey resolveu tumultuar a já tumultuada Web3 e anunciou os planos da sua empresa Block Inc. de montar a próxima-próxima Web. Explicamos, sem tomar muito do seu tempo.

Por Silvia Bassi 19/06/2022

Mas não era Web3? Sim, a Web3 continua a pleno vapor, mas Jack Dorsey, ex-CEO do Twitter e fundador e CEO da Block Inc. (antiga Square), resolveu entrar na discussão lançando um documento que detalha uma nova Web, a ser construída pela TBD, subsidiária da Block focada em bitcoin, que batizou de Web5.

No documento, a Web5 é descrita como uma "extra decentralized web" (web extra descentralizada), feita para colocar os usuários no controle total de sua identidade digital e de seus dados, 100% focada em uma única blockchain - do bitcoin - e sem tokenização. A propósito, é Web5 porque é "a soma da Web2 com a Web3".

O anúncio poderia ser mais um episódio daturra histórica entre Dorsey e Marc Andreessen em torno da Web3, da blockchain e das empresas de venture capital, acusadas por Dorsey de querer controlar o que em tese seria descentralizado. Mas parece ser um exercício sério para devolver aos usuários a posse integral da identidade digital+dados pessoais usando componentes que rodam em uma Plataforma Web Descentralizada (DWP). A DWP se monta sobre vários pilares e atores:

  • Identificadores Descentralizados (DIDs): descritos na W3C Internacional como identificadores criados, possuídos e controlados por indivíduos, que permitem “identidade digital verificável e descentralizada”.
  • Nós de Web Descentralizados (DWNS): armazenadores personalizados que guardam dados públicos e dados criptografados.
  • Apps de Web Descentralizadas (DWAS): apps de Web turbinadas com identidade descentralizada e recursos para armazenar dados.
  • Wallets: que funcionam como agentes para indivíduos ou instituições facilitando as interações de identidade e de dados guardadas nos DIDs.
  • Vários serviços "in-a-box" que facilitam geração de credenciais de identidade soberana e controle do seu ciclo de vida (concessão ou revogação de permissões, emissão e verificação).
  • Tudo isso transitando pela ION, uma “rede DID aberta, pública e sem permissão que roda sobre a blockchain do bitcoin”.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Tendências Tecnológicas de 2025: IA, robôs e a revolução dos data centers

Inovação

Tendências Tecnológicas de 2025: IA, robôs e a revolução dos data...

Com bilhões em investimentos, IA Generativa, robôs cuidadores e novos padrões de infraestrutura digital lideram as inovações globais

Em um ano a América Latina movimentou mais de US$ 400 bilhões em criptomoedas

Blockchain

Em um ano a América Latina movimentou mais de US$ 400 bilhões em cri...

Crescimento de 42% em relação ao ano anterior, tornando-se a segunda região com maior crescimento neste mercado.

Futuro das fintechs pode incluir biofintechs e sistemas à prova de invasão quantum

Tendências

Futuro das fintechs pode incluir biofintechs e sistemas à prova de in...

O futurista Bernard Marr lista as principais tendências de fintechs que vnao crescer nos próximos dez anos. Confira a lista completa

Economia

Dinheiro x clima: Bancos financiam combustíveis fósseis

No ano mais quente da história do planeta, os bancos continuaram a financiar o setor de óleo, gás natural e carvão, atravessando as expectativas

O fim está próximo... Da crise!

Economia

O fim está próximo... Da crise!

O relatório bienal do Silicon Valley Bank aponta que estamos mais perto do fim da crise do que do começo. Mas nada mais será como 2021.

Comida do futuro a perigo

Economia

Comida do futuro a perigo

Os investimentos de risco na agricultura celular (proteínas animais cultivadas em laboratório) caíram 78% entre 2022 e 2023, colocando as startups a perigo.