s
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Todo cuidado é pouco com a Shadow AI

Há anos se fala sobre a Shadow IT. Agora, a Shadow AI também anda tirando o sono das lideranças executivas

Até 2026, 5% dos funcionários se envolverão com o uso não autorizado de IA em suas organizações, segundo o Gartner. E esta é uma estimativa conservadora, na opinião de Avivah Litan, VP analyst da consultoria. “Diariamente, sou procurado por pessoas querendo saber como impedir que seus funcionários usem o ChatGPT”, diz ele.

A ascensão da IA Generativa está levando a um aumento preocupante da Shadow AI — o uso da tecnologia sem qualquer supervisão corporativa e barreiras de proteção. Comportamento que pode expor informações confidenciais e proprietárias à visão pública, indevidamente, comprometendo a privacidade, a propriedade intelectual e até outros direitos, levando a penalidades regulatórias. Aconteceu em abril, quando funcionários da Samsung vazaram inadvertidamente dados internos confidenciais para o ChatGPT — um incidente que colocou os líderes de TI em alerta máximo. No susto, a empresa proibiu temporariamente o uso de tecnologia pelos funcionários. Adiantou?

Para muitos especialistas, a IA Generativa chegou para ficar; e, em muitos casos, proibi-la só tornará as sombras mais escuras. É quase impossível acompanhar a lista crescente de ferramentas generativas de IA lançadas e atualizadas em 2023. A maioria delas tem versões gratuitas acessíveis na Internet por meio do browser. “Os funcionários vão usá-las. Se não fizermos nada a respeito, eles não terão escolha a não ser usá-las por conta própria”, afirma Chan, CIO da Avnet.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

A IA produtiva precisa ser confiável

Inteligência Artificial

A IA produtiva precisa ser confiável

Durante o evento SAS Innovate 2024, a fornecedora mostrou soluções para auxiliar clientes a aproveitar os benefícios da tecnologia com segurança.

AI Index 2024 impressiona

Inteligência Artificial

AI Index 2024 impressiona

O relatório publicado pelo HAI mostrou o amento significativo de foundation models. Apesar disso existe o desafio devido 72% desses lançamentos pertencem à indústria privada.

A desilusão da IA Generativa

Inteligência Artificial

A desilusão da IA Generativa

Muitos heavy users exigirão além do que a tecnologia pode entregar, e as próprias corporações, sem políticas de inovação nem dados estruturados, deixarão de aproveitar a promessa de eficiência

Por Yuri Gitahy *
Poderes e limitações dos robôs

Inteligência Artificial

Poderes e limitações dos robôs

Daniela Rus, roboticista e diretora do MIT CSAIL em parceria com Gregory Mone mostram como a robótica pode auxiliar a humanidade no futuro em um novo livro.

E a IA dominou a pista

Inteligência Artificial

E a IA dominou a pista

O relatório anual Enterprise Tech 30, que publica a lista das startups de tecnologia corporativa mais promissoras, na visão dos grandes VCs, mostra startups de IA ocupando espaços do SaaS.

Bolha de IA Generativa? Talvez não...

Inteligência Artificial

Bolha de IA Generativa? Talvez não...

"Momento desânimo" na comunidade de IA. A constatação de que os bilhões de dólares investidos não vão retornar tão rápido, faz nascer a ideia de uma bolha de IA Generativa. Mas...