s
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Todo cuidado é pouco com a Shadow AI

Há anos se fala sobre a Shadow IT. Agora, a Shadow AI também anda tirando o sono das lideranças executivas

Até 2026, 5% dos funcionários se envolverão com o uso não autorizado de IA em suas organizações, segundo o Gartner. E esta é uma estimativa conservadora, na opinião de Avivah Litan, VP analyst da consultoria. “Diariamente, sou procurado por pessoas querendo saber como impedir que seus funcionários usem o ChatGPT”, diz ele.

A ascensão da IA Generativa está levando a um aumento preocupante da Shadow AI — o uso da tecnologia sem qualquer supervisão corporativa e barreiras de proteção. Comportamento que pode expor informações confidenciais e proprietárias à visão pública, indevidamente, comprometendo a privacidade, a propriedade intelectual e até outros direitos, levando a penalidades regulatórias. Aconteceu em abril, quando funcionários da Samsung vazaram inadvertidamente dados internos confidenciais para o ChatGPT — um incidente que colocou os líderes de TI em alerta máximo. No susto, a empresa proibiu temporariamente o uso de tecnologia pelos funcionários. Adiantou?

Para muitos especialistas, a IA Generativa chegou para ficar; e, em muitos casos, proibi-la só tornará as sombras mais escuras. É quase impossível acompanhar a lista crescente de ferramentas generativas de IA lançadas e atualizadas em 2023. A maioria delas tem versões gratuitas acessíveis na Internet por meio do browser. “Os funcionários vão usá-las. Se não fizermos nada a respeito, eles não terão escolha a não ser usá-las por conta própria”, afirma Chan, CIO da Avnet.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Dê boas-vindas à era da AI Workforce

Inteligência Artificial

Dê boas-vindas à era da AI Workforce

Testemunhamos hoje o surgimento da força de trabalho de IA, unindo habilidades humanas com software. Sua chegada provocará mudanças nos empregos, mas trará oportunidades para startups.

A IA produtiva precisa ser confiável

Inteligência Artificial

A IA produtiva precisa ser confiável

Durante o evento SAS Innovate 2024, a fornecedora mostrou soluções para auxiliar clientes a aproveitar os benefícios da tecnologia com segurança.

AI Index 2024 impressiona

Inteligência Artificial

AI Index 2024 impressiona

Mostra um avanço significativo da IA, conduzido principalmente pela iniciativa privada. Mas a corrida tem seus efeitos colaterais. Faltam avaliações robustas e padronizadas para a IA Responsável. Além disso, a IA vence os humanos em al...

A desilusão da IA Generativa

Inteligência Artificial

A desilusão da IA Generativa

Muitos heavy users exigirão além do que a tecnologia pode entregar, e as próprias corporações, sem políticas de inovação nem dados estruturados, deixarão de aproveitar a promessa de eficiência

Por Yuri Gitahy *
Poderes e limitações dos robôs

Inteligência Artificial

Poderes e limitações dos robôs

Daniela Rus, roboticista e diretora do MIT CSAIL em parceria com Gregory Mone mostram como a robótica pode auxiliar a humanidade no futuro em um novo livro.

E a IA dominou a pista

Inteligência Artificial

E a IA dominou a pista

O relatório anual Enterprise Tech 30, que publica a lista das startups de tecnologia corporativa mais promissoras, na visão dos grandes VCs, mostra startups de IA ocupando espaços do SaaS.