Nas próximas décadas, a fatia da população global acima dos 60 anos passará dos atuais 7% para 20%. Em 2050, o número de adultos com mais de 65 anos em todo o mundo dobrará, atingindo a impressionante marca de 1,6 bilhão. Isso vai representar uma das maiores transformações sociais, econômicas e políticas do nosso tempo, que terá impacto não apenas econômicos, mas também exigirá soluções baseadas em tecnologia, como aponta o Fórum Econômico Mundial.
Nos Estados Unidos, as startups começaram a enxergar as oportunidades trazidas por profissionais acima dos 50 anos – os chamados 50+ – desde 2014, mas ainda foram precisos dois anos para que negócios voltados para essa faixa tivessem destaque. Muitos novos negócios surgiram para atender aos baby boomers, aqueles nascidos entre 1946 e 1964. Com reskilling, muitos profissionais desse grupo etário podem continuar sendo cidadãos ativos. E de acordo com uma pesquisa de 2016, a idade média dos profissionais altamente inovadores é de 48 anos.
No Brasil, há startups operando na colocação dos profissionais 50+ (acima de 50 anos), como a Maturi, e que pregam a diversidade geracional, como a Labora. O país já conta com mais de 30 milhões de pessoas com mais de 60 anos – 54 milhões se incluirmos na conta todos os brasileiros acima de 50 anos, de acordo com projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Se você já recebe nossas newsletters,
preencha seu e-mail que lhe mandaremos instruções
VoltarCrie sua senha para o e-mail
e atualize suas informações
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
VoltarPronto! Só falta um passo.
Clique no link do e-mail que enviamos para
retornar aqui e finalizar seu cadastro.