No final de 2013, Aileen Lee, sócia da Cowboy Ventures, cunhou o termo unicórnio, no artigo "Welcome to the Unicorn Club". Dez anos depois, Aileen retoma o tema Clube dos Unicórnios, com um artigo e um deck detalhado, contemplando o passado e o futuro desses seres mitológicos.
A ideia de startups avaliadas em pelo menos US$ 1 bi, por investidores privados ou públicos, deu origem a uma corrida maluca desde 2013. Maluca demais, na avaliação de Aileen: os unicórnios se tornaram muito menos eficientes em capital, e 93% deles são papercorns, ou seja, seu valuation é mera especulação de investidores, sem respaldo do mercado.
Em 2013, eram 39 unicórnios na conta da Cowboy Ventures nos EUA. Da lista original, 62% tiveram "exit" (foram comprados ou abriram capital). Embora outras listas apontem 1,3 mil unicórnios pelo mundo, a Cowboy Ventures contabiliza apenas 532 startups na sua relação, todas nos EUA, distribuídas por 19 setores, sendo que 78% são B2B.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Essa queda é mais de 60% comparado com o recorde de arrecadação em 2021, aponta relatório da Dealroom
Explore as previsões de crescimento do setor, que deve atingir US$ 258,3 bilhões até 2029, e como a IA está moldando o futuro da saúde digital
Segundo relatório feito pelo SVB, a captação de Venture Capital desacelerou em comparação com as altas de 2021-2022
Um estudo apontou que o apoio exclusivo de investidoras pode sinalizar para outros investidores que uma startup está sendo financiada "porque é de mulher"
Bill Aulet aponta os principais passos para lançar uma startup e os erros que não se deve cometer
Com os incêndios florestais afetando diversas regiões no mundo, várias startups estão criando tecnologias para prever, detectar e combater esses incêndios
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso