The Shift

O que os colaboradores mais prezam em uma empresa?

Sentir-se respeitado no trabalho é o ponto mais importante para os colaboradores, segundo uma pesquisa feita pela Glassdoor

Quando se pensa em uma boa cultura de empresa, não há snacks que sejam capazes de substituir o fato de se sentir respeitado no trabalho. Na pesquisa Culture 500 da MIT Sloan Management Review, em parceria com a Glassdoor, respeito aparece como o ponto mais importante para os trabalhadores: é 18 vezes mais poderoso como indicador da classificação da cultura de uma empresa.

A cultura de uma empresa faz um profissional perseverar e buscar mais – ou simplesmente largar tudo e procurar outro emprego. Em abril deste ano, quase 4 milhões de trabalhadores norte-americanos pediram demissão – o número mais alto registrado pelo Labor Bureau of Statistics. “A retenção de funcionários está na mente de todo diretor de recursos humanos, mas a cultura está na mente dos funcionários que as empresas estão tentando reter”, escrevem Donald Sull, palestrante do MIT Sloan, e Charles Sull, cofundador da CultureX, que fez o levantamento em cima dos dados da Culture 500.

Sentir-se respeitado, infelizmente, depende muito do setor. Em restaurantes do tipo fast food e supermercados, os trabalhadores tendiam a falar sobre respeito em termos negativos. Nos setores que empregam mais profissionais técnicos, como consultorias, indústria de software, os colaboradores eram mais propensos a mencionar respeito e se mostravam mais positivos em suas avaliações.

CADASTRE-SE GRÁTIS PARA ACESSAR 5 CONTEÚDOS MENSAIS

Já recebe a newsletter? Ative seu acesso

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar

Em segundo lugar aparece a liderança. O levantamento aponta que 45% dos colaboradores mencionam a gestão em suas avaliações – e a avaliação coletiva das lideranças nos postos mais altos é um forte indicador da cultura da empresa.

Outro indicador importante na pontuação da cultura de uma empresa: se os gerentes apoiam os funcionários. Quando os líderes são solidários, os trabalhadores sentem que isso os ajuda a fazer um trabalho melhor. E se sentem incentivados e, ao mesmo tempo, protegidos.

O contrário? O “chefe tóxico” pode ser “abusivo, desrespeitoso, não inclusivo ou antiético”. Esta última característica é essencial para a cultura de qualquer organização: sem integridade não há confiança e sem confiança é impossível avançar e inovar.

Além de respeito, os valores chave mais citados pelas organizações mais importantes como tendo maior impacto nos resultados são: agilidade, colaboração, cliente, diversidade, execução, inovação, integridade e desempenho.

O artigo do MIT Sloan Management Review “10 coisas que sua cultura corporativa precisa para acertar”, é baseado em um projeto de pesquisa rigoroso de grande escala de cinco anos conduzido pela CultureX para medir a cultura corporativa nas principais empresas, usando um conjunto de dados de 1,4 milhão de avaliações de funcionários no Glassdoor.