s
Charlene Li Escritora e empreendedora, fundadora do Altimeter Group
ENTREVISTA

Mentora dos disruptores

Charlene Li, escritora e empreendedora, fundadora do Altimeter Group, diz que não tem pena das lideranças: "As grandes empresas acham que podem terceirizar a inovação e a disrupção. E isso é falso"

Por Silvia Bassi 18/10/2019

A primeira vez que vi Charlene Li pessoalmente foi em 2007, no Web 2.0 Summit, em San Francisco, mandando uma pergunta enviesada a um Mark Zuckerberg, com cara de adolescente, que estava no palco de chinelos: "você está feliz com tantos apps frívolos na plataforma"? Ela era principal analyst do Forrester Group.

Um ano depois, em 2008, ela decidiu empreender e fundou o Altimeter Group, focada, já na época, no assunto mais importante do momento atual: disrupção. Nesses últimos 20 anos, Charlene Li produziu seis best-sellers - incluindo o recém-lançado The Disruption Mindset: Why Some Businesses Transform While Others Fail -, emplacou a venda do Altimeter Group para o grupo Prophet (onde permanece como Senior Fellow), e tem ajudado centenas de executivos a lidar com mudança, liderança, futuro e ruptura.

De viagem marcada para o Brasil - vai ser uma das palestrantes da HSM Expo 2019 - ela concedeu uma entrevista exclusiva por telefone, que você acompanha abaixo. Sobre disrupção, Charlene Li não tem pena das lideranças: "As grandes empresas acham que podem terceirizar a inovação e a disrupção. E isso é falso, porque se você quer fazer a mudança certa, ela tem de acontecer no coração do negócio. Isso é muito difícil. Elas procuram por uma solução mágica que faça tudo isso acontecer. Isso não existe".

Disrupção é ...

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

“A tecnologia não é mágica, ela potencializa o humano”

Entrevista

“A tecnologia não é mágica, ela potencializa o humano”

Amanda Andreone, diretora-geral da Genesys no Brasil, explica como a Inteligência Artificial redefine o papel humano no CX e transforma empatia em vantagem competitiva.

Transformação digital com tempero local

Entrevista

Transformação digital com tempero local

Com a plataforma EIA, a Ajinomoto do Brasil transforma seu modelo de gestão digital e amplia a criação de valor econômico e social. Alexandre Telles, diretor da companhia, explica o conceito.

“CISOs do futuro entendem de IA tanto quanto de risco”

Entrevista

“CISOs do futuro entendem de IA tanto quanto de risco”

Omar Khawaja, VP de Segurança e Field CISO da Databricks, veio ao Brasil para lançar o Data Intelligence for Cybersecurity. Nessa entrevista, ele fala sobre a relação de CISOs com a IA

A voz como interface fundamental dos negócios

Entrevista

A voz como interface fundamental dos negócios

Da clonagem e geração de vozes artificiais à criação de música comercial incidental, a startup ElevenLabs montou um arsenal tecnológico para áudio gerado por IA. Agora, abre escritório no Brasil e aposta na criatividade local para...

Uma aula de como transformar sucata em futuro

Entrevista

Uma aula de como transformar sucata em futuro

A primeira brasileira finalista do Global Teacher Prize mostra como tecnologia, inovação e criticidade podem transformar a educação pública e dar voz às periferias

IA boa é IA governada

Inteligência Artificial

IA boa é IA governada

Sem fundação sólida, projetos viram castelos de areia: executivos da MATH explicam como transformar hype em vantagem competitiva com governança, resiliência e ROI real.