The Shift

Live Commerce: tendência ganha força no Brasil

Duas pessoas apresentam os produtos da marca de chocolates Dengo durante uma live. Em uma conversa descontraída, os dois descrevem os produtos e contam um pouco da história da marca. Chega um momento em que os apresentadores cortam um panetone para mostrar como é o recheio. A imagem da mercadoria aparece em um quadradinho no canto da tela. Ao clicar, o espectador é encaminhado para um carrinho de compras em outra aba, onde o item já está adicionado e pode ser comprado com poucos cliques. Foi assim que a VTEX demonstrou como está trazendo o Live Commerce para o Brasil, ou Live Shopping, como a empresa denomina. Uma febre na China, o formato tem sido importado para o país na expectativa de impulsionar ainda mais o e-commerce.

O Live Commerce se baseia na ideia vender instantaneamente por meio de transmissões ao vivo, nas quais apresentadores apresentam os produtos e os consumidores podem interagir com comentários e reações. A estratégia pode ser usada tanto nos sites de lojas online, quanto em plataformas de redes sociais. Uma nova fase do e-commerce e parte da tendência do Social Commerce, o formato foi usado pela primeira vez no marketplace Taobao, do Alibaba, em 2016. Desde então, tem ganhado força na China e se expandido pelo mundo. No país asiático, o mercado de Live Commerce alcançou um valor estimado de US$ 171 bilhões, em 2020, segundo a McKinsey.

O formato tende a impulsionar os resultados das marcas ao criar uma maior proximidade com o consumidor, transformar a experiência de compra e favorecer as compras por impulso. As marcas nacionais têm percebido o impacto da estratégia. Na operação de Live Commerce da Americanas ao Vivo, foi registrado um crescimento de mais de 10 vezes na busca pelos produtos divulgados durante as lives e uma conversão de vendas sete vezes maior.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Se você já recebe nossas newsletters,

preencha seu e-mail que lhe mandaremos instruções

Voltar
Enviar
Opa! Parece que este e-mail não está cadastrado ainda.
Tente novamente ou, se quiser fazer um novo cadastro, clique aqui.

Crie sua senha para o e-mail

e atualize suas informações

Atualizar

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,

e receba nossa newsletter diária.

Voltar

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar

Pronto! Só falta um passo.

Clique no link do e-mail que enviamos para
retornar aqui e finalizar seu cadastro.