Depois de todo o hype sobre a Inteligência Artificial, o valor é difícil de encontrar. Os CEOs autorizaram investimentos, contrataram talentos e lançaram pilotos, mas somente 26% das empresas foram além do estágio de prova de conceito para gerar valor, revela estudo do BCG. Além de baixo, o ROI está em queda, sustenta o “2024 State of AI Report”, da Appen.
De acordo com a Appen, a porcentagem média de projetos de IA implantados caiu de 55,5% em 2021 para 47,4% em 2024, um declínio de 8 pontos percentuais. E a porcentagem média de projetos de IA implantados que mostraram ROI significativo caiu de 56,7% para 47,3%.
Dificuldades em estimar ou demonstrar o valor das tecnologias de IA para os negócios foram ou serão uma das principais barreiras para sua implementação, de acordo com uma pesquisa recente da Gartner com mais de 700 lideranças de TI em organizações que adotaram ou planejam adotar IA. Quase metade dos entrevistados apontou desafios para mostrar seu valor.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Só 4% das empresas estão obtendo valor, diz estudo. O resto está queimando dinheiro e descobrindo que FOMO é uma estratégia cara.
Cada vez mais as organizações veem a tecnologia não apenas como uma ferramenta, mas como funcionária.
As empresas de IA estão indo atrás dos lucros do setor de serviços, remodelando como pensamos a automação.
Os Prêmios Nobel de 2024 em Física e Química nos deram um vislumbre de como as ferramentas de IA já estão ajudando a empurrar adiante os limites do conhecimento humano.
2024 viu investimentos massivos em AGI, apesar de ainda estarmos debatendo sua definição. Muitos pesquisadores continuam céticos em relação ao caminho do LLM para a AGI, e dessa para a ASI.
Um terço de todo o dinheiro investido por VCs este ano foi para empreendimentos de IA, segundo relatório recém-publicado pelo CB Insights.
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso