s
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

ROI da IA está baixo e em queda

Só 4% das empresas estão obtendo valor, diz estudo. O resto está queimando dinheiro e descobrindo que FOMO é uma estratégia cara.

Depois de todo o hype sobre a Inteligência Artificial, o valor é difícil de encontrar. Os CEOs autorizaram investimentos, contrataram talentos e lançaram pilotos, mas somente 26% das empresas foram além do estágio de prova de conceito para gerar valor, revela estudo do BCG. Além de baixo, o ROI está em queda, sustenta o “2024 State of AI Report”, da Appen.

De acordo com a Appen, a porcentagem média de projetos de IA implantados caiu de 55,5% em 2021 para 47,4% em 2024, um declínio de 8 pontos percentuais. E a porcentagem média de projetos de IA implantados que mostraram ROI significativo caiu de 56,7% para 47,3%.

Dificuldades em estimar ou demonstrar o valor das tecnologias de IA para os negócios foram ou serão uma das principais barreiras para sua implementação, de acordo com uma pesquisa recente da Gartner com mais de 700 lideranças de TI em organizações que adotaram ou planejam adotar IA. Quase metade dos entrevistados apontou desafios para mostrar seu valor.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Por dentro da transformação AI-First na Evertec + Sinqia

Inteligência Artificial

Por dentro da transformação AI-First na Evertec + Sinqia

Se você está tentando descobrir como tornar a IA uma parte essencial do DNA da sua empresa, em vez de apenas mais uma iniciativa tecnológica, esta conversa oferece um modelo viável.

Na berlinda, o rumo à superinteligência

Inteligência Artificial

Na berlinda, o rumo à superinteligência

A Apple diz que os LLMs não conseguem realmente raciocinar, enquanto Sam Altman declara que a "singularidade suave" será inevitável até 2030. Quem tem razão?

“Quem lidera precisa entender IA – não para codificar, mas para direcionar”

Inteligência Artificial

“Quem lidera precisa entender IA – não para codificar, mas para d...

Em entrevista à The Shift, Marcelo Braga, presidente da IBM Brasil, defende que a IA não é só uma tecnologia, mas uma transformação estrutural que exige experimentação, letramento no topo e uma nova forma de liderar

Indicadores para medir a IA em termos humanos

Inteligência Artificial

Indicadores para medir a IA em termos humanos

Em meio a tantas promessas e exageros sobre o que a Inteligência Artificial pode fazer, o índice da OCDE é ferramenta valiosa para a tomada de decisões informada, separando o hype da realidade.

IA no organograma: os novos cidadãos corporativos das empresas

Inteligência Artificial

IA no organograma: os novos cidadãos corporativos das empresas

Agentes de IA já dividem tarefas com humanos e exigem novas estruturas de trabalho, gestão e confiança nas organizações

Brasil acelera na adoção de IA: 61% dos CEOs já usam agentes inteligentes

Inteligência Artificial

Brasil acelera na adoção de IA: 61% dos CEOs já usam agentes inteli...

Estudo do IBM Institute for Business Value mostra que os líderes brasileiros estão à frente da média global no uso de Inteligência Artificial, reconfigurando estratégias, processos e culturas para não ficarem para trás