s
Segmento industrial lidera salto de 525%, impulsionado por eficiência energética, IoT e IA (Crédito: Freepik)
INOVAÇÃO

Indústria puxa boom dos edifícios inteligentes até 2030

Fábricas e data centers impulsionam crescimento global de smart buildings em busca de eficiência e sustentabilidade

O número global de edifícios inteligentes (smart buildings) chegará a 486,7 milhões até 2030, representando um crescimento acelerado e puxado principalmente pelo segmento industrial, com um crescimento de 26 milhões em 2025 para mais de 165 milhões até 2030, um salto impressionante de 525%, de acordo com estudo da Juniper Research.

O avanço é puxado por soluções customizadas voltadas para redução de desperdício energético, eficiência operacional e manutenção preditiva. A busca por maior eficiência energética é o grande motor da adoção de smart buildings. A Juniper aponta que a automação de sistemas como HVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado), iluminação e monitoramento de ocupação pode gerar economias de 15% a 30% no consumo de energia. 

O uso de smart grids, sensores inteligentes e softwares de gestão energética em nuvem permite não apenas controlar o consumo em tempo real, mas também conectar edifícios a fontes renováveis, como solar e eólica. Além disso, é possível monitorar indicadores de emissões para apoiar metas de carbono zero.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Do hype ao humano: o que sua empresa precisa entender sobre futuro da IA no trabalho

Inteligência Artificial

Do hype ao humano: o que sua empresa precisa entender sobre futuro da...

Para que a IA gere valor real, as empresas precisam abandonar pilotos isolados e investir no que torna o trabalho mais humano

O digital é frágil. Fingir que não é custa caro

Sustentabilidade

O digital é frágil. Fingir que não é custa caro

A falha de DNS que tirou a AWS do ar por 15 horas lembrou ao mundo que a nuvem é poderosa, mas não infalível. O futuro pertence a quem investe em resiliência e projeta para o fracasso.

Black Friday 2025: como IA e creators mudam a jornada de compra

Tendências

Black Friday 2025: como IA e creators mudam a jornada de compra

Consumidores brasileiros adotam ferramentas de comparação com IA e seguem criadores apaixonados no YouTube para decidir o que comprar

Do SEO ao GXO: como o varejo se adapta aos agentes de IA

Tendências

Do SEO ao GXO: como o varejo se adapta aos agentes de IA

A IA Agêntica inaugura uma nova era no varejo: agentes que decidem, compram, comparam e pagam no lugar do consumidor. O desafio agora é ser visível para máquinas, não apenas humanos

Brasil no centro da guerra por autonomia tecnológica

Tendências

Brasil no centro da guerra por autonomia tecnológica

Reservas estratégicas e capacidade científica colocam o Brasil no radar das cadeias globais de energia limpa e tecnologia.

Ciência, o novo motor da economia

Tendências

Ciência, o novo motor da economia

O Nobel 2025 consagra um mundo onde a inovação da academia migra cada vez mais rápido para a economia real. Agora, ela é física, química e biológica — e cada molécula é um mercado em potencial.