s
Crédito: Pexels/Pixabay
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

IA pode ajudar a resolver problemas de privacidade

As técnicas para detectar ataques de hackers dependem de padrões. Esse é o tipo de coisa em que a IA se destaca: estudar informações para reconhecer padrões em novos dados

Por Zhiyuan Chen e Aryya Gangopadhyay, The Conversation 28/09/2020

Os impressionantes sucessos da Inteligência Artificial não teriam acontecido sem a disponibilidade de grandes quantidades de dados, sejam seus alto-falantes inteligentes em casa ou recomendações de livros personalizadas. E a disseminação da IA ​​em novas áreas da economia, como o marketing impulsionado pela IA e veículos autônomos, tem impulsionado a coleta de ainda mais dados. Esses grandes bancos de dados estão acumulando uma grande variedade de informações, algumas delas confidenciais e pessoalmente identificáveis. Todos esses dados em um só lugar tornam esses bancos de dados alvos tentadores, aumentando o risco de violações de privacidade.

O público em geral está bastante desconfiado dos métodos de coleta de dados feitos por IA. De acordo com uma pesquisa da Brookings, 49% das pessoas pensam que a IA reduzirá a privacidade. Apenas 12% acham que não terá efeito e apenas 5% acham que pode torná-la melhor.

Como pesquisadores de segurança cibernética e privacidade, nós acreditamos que a relação entre IA e privacidade de dados é mais sutil. A disseminação da IA ​​levanta uma série de questões de privacidade, a maioria das quais as pessoas podem nem estar cientes. Mas, em uma reviravolta, a IA também pode ajudar a mitigar muitos desses problemas de privacidade.

Modelos reveladores

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Moldando o futuro

Inteligência Artificial

Moldando o futuro

Quer um futuro melhor? Faça, porque ficar esperando que ele aconteça por geração espontânea, só porque alguém previu, não dará boa coisa.

Vale a pena ser gentil com sua IA

Inteligência Artificial

Vale a pena ser gentil com sua IA

Gentileza gera gentileza, e aumenta a qualidade das respostas dos chatbots de IA, revelam pesquisadores da Waseda University

É hora de usar KPIs inteligentes 

Inteligência Artificial

É hora de usar KPIs inteligentes 

O que os KPIs têm a ganhar com a IA? Muito, segundo mais dados do estudo do BCG e da MIT Sloan Review. A começar pelo fato de que passam a olhar para frente, em vez de medir o passado.

A corrida da IA no text-to-video

Inteligência Artificial

A corrida da IA no text-to-video

Nas últimas semanas, OpenAI e o Google revelaram novos modelos e recursos impressionantes, a um ritmo alucinante, cada um deles ampliando os limites do que a IA pode fazer.

Jovens Z encaram a IA sem medo de ser felizes

Inteligência Artificial

Jovens Z encaram a IA sem medo de ser felizes

Os zoomers enxergam a Inteligência Artificial como uma "segunda natureza" e o domínio das ferramentas disponíveis como uma vantagem profissional.

Desafios da união entre IA e Blockchain

Inteligência Artificial

Desafios da união entre IA e Blockchain

Tema de conversas e polêmicas constantes entre especialistas, vem sendo acalentado por gente de peso no ecossistema cripto, como Vitalik Buterin. Há riscos. E não são poucos.