Quatro em cada cinco das 3 mil pessoas em cargos de liderança, ouvidas para um estudo recente da IBM, acreditam que a IA Generativa mudará as funções e as habilidades de todos os funcionários, independente do nível hierárquico.
Geralmente, o sucesso é impulsionado por uma mudança na perspectiva. Na era da força de trabalho aumentada, executivos de organizações de alto desempenho estão evoluindo o modelo operacional para refletir novas formas de funcionamento. Partem de três prioridades principais que podem ajudá-los a elevar
funcionários e obter uma vantagem competitiva:
Em resposta a esse cenário, algumas empresas estão se apressando para reorganizar e requalificar suas equipes. Curiosamente, as habilidades STEM estão caindo em importância. Olhando para o futuro, os executivos estão mais focados em desenvolver soft skills.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Relatório global da Capgemini mostra por que tecnologia não é mais o gargalo — e como a lentidão organizacional ameaça a competitividade.
A tecnologia amadureceu. Porém, organizações, processos e governança não acompanharam a velocidade da IA em escala.
A equação "IA + supervisão humana" redefine aprendizagem, reduz desigualdades e cria novo padrão de qualificação. A IA vira infraestrutura cognitiva, reconfigurando talento, ensino e competitividade.
Em 2026, o maior risco de IA pode ser o excesso de modelos e a ausência de integração. O contexto se perde. E o ROI também.
O desafio agora é manter neutralidade e valor estratégico em um ambiente que tende à manipulação invisível.
Relatórios da IBM e da Deloitte apontam na mesma direção: empresas só extraem valor de IA quando CDOs garantem governança, integração e métricas consistentes para os dados.
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso
