Uma empresa é vítima de cibercrime a cada 39 segundos. A IA está tornando os ataques mais convincentes do que nunca. Só a IA Generativa está levando a um aumento sem precedentes em fraudes cibernéticas, com quase 47% das organizações identificando ataques adversários com IA como sua principal preocupação de segurança, segundo o “Global Cybersecurity Outlook 2025” do Fórum Econômico Mundial, publicado ontem.
Enquanto 66% das organizações esperam que a IA transforme a segurança cibernética, apenas 37% implementaram salvaguardas para proteger essas ferramentas antes da implantação. Essa incompatibilidade entre adoção e prontidão de segurança ressalta a necessidade urgente de uma mudança das medidas tradicionais de segurança cibernética para uma abordagem proativa e focada na resiliência.
A IA permite que os cibercriminosos executem golpes de phishing, ataques de ransomware e campanhas de desinformação em uma escala nunca vista antes. Mas está longe de ser o maior motivo de preocupação. O relatório alerta para a crescente complexidade do ciberespaço, impulsionada por uma série de fatores compostos, que vão além da rápida adoção de tecnologias emergentes. Entre eles:
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
A evolução da IA está redefinindo o cenário de cibersegurança, que está entre as principais preocupações das organizações
O apagão causado CrowdStrike revelou um grande problema nas empresas de tecnologia: a falta de resiliência cibernética.
Diferentes soluções estão sendo implementadas para garantir a segurança dos jogos olímpicos desse ano.
Foi-se a época em que a ortografia e a gramática inadequadas eram indicadores de um possível golpe. Há necessidade urgente de soluções inovadoras.
Vulnerabilidades conhecidas desempenharam um papel importante nos ataques de 2022
A tecnologia blockchain foi construída em torno das ideias de consenso, descentralização e criptografia de modo a garantir confiança nas transações. Mas esta é uma cláusula pétrea? Sem ameaças, riscos ou imperfeições?
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso