s
INOVAÇÃO

Blockchain começa a ser aplicado na gestão de talentos

Para cada um de nós, pode funcionar como uma certificação, agora que as soft skills são cada vez mais valorizadas. Para as corporações, a chance de conhecer melhor cada profissional

Na vida profissional, o que conta são as habilidades que se tem, formais ou não. Mas comprová-las é algo que vem tirando o sono de muita gente, desde quando se começou a falar em gestão do conhecimento, décadas atrás. Uma possibilidade recente, que vem ganhando força, é o uso do Blockchain para isso. Para as corporações, pode significar eficiência na seleção de talentos internos (e até externos, por que não?). Para os colaboradores, a visibilidade tão desejada.

Conhecer melhor as competências individuais, que podem fazer toda a diferença para um projeto, sempre foi algo muito desejado pelas empresas. Tanto que já há algum tempo se fala dos benefícios do Blockchain para o RH, para recrutamento. Mas o que começa a ser proposto agora vai muito além. Não só registrar todas as atividades, como promoções, habilidades adquiridas, desempenho em posições anteriores etc, como também as avaliações pessoais de pares, superiores e subordinados.

"Sabemos que estamos na era da carteira de trabalho distribuída. Cada vez mais as pessoas podem estar aonde elas querem fazendo coisas diferentes, em paralelo, complementares ou não. Elas têm interesse em certificar essas habilidades. E as empresas, em saber que elas podem estar disponíveis hoje em casa", comenta Barbara Olivier, diretora-executiva de Inovação e Tecnologia da Afferolab, envolvida no desenvolvimento de uma Carteira de Habilidades. "Então, para aferir essas competências, estamos criando inúmeros critérios. Por enquanto, comprovados na plataforma de educação corporativa da própria AfferoLab. Mas a ideia é expandir isso", comenta.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis e tenha acesso a 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Carteira de Habilidades com blockchain: evidências de lifelong learning

Aprendizagem hackeada

Carteira de Habilidades com blockchain: evidências de lifelong learni...

Se o blockchain gerencia muito melhor a responsabilidade e a transparência, faz todo o sentido ser aplicado para evidências do que se aprende e do que se faz.

Adoção de blockchain cresce, mas falta estratégia

Blockchain

Adoção de blockchain cresce, mas falta estratégia

Desde o início da era digital, as companhias buscam maneiras de melhorar seu modelo de operação a partir da modernização de sua infraestrutura de tecnologia. Será suficiente?

Por Redação The Shift