s
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Confiante nas transações autônomas?

Não demora e teremos agentes de IA pagando contas, comprando e investindo. Como esses agentes provarão sua identidade para agir em nosso nome, sem a nossa intervenção direta, garantindo segurança e privacidade? 

À medida que a tecnologia avança, nos aproximamos rapidamente de um futuro no qual Agentes de IA autônomos poderão executar uma ampla gama de tarefas em nome de humanos, sem ou com supervisão mínima. O que inclui desde assistentes pessoais para gerenciamento de tarefas cotidianas até sistemas complexos para supervisão e realização de transações financeiras ou análise de dados confidenciais de saúde.

Dezenas de startups estão interessas em desenvolver agentes de IA autônomos capazes de concluir tarefas complexas, como comprar produtos, acessar serviços online e tomar decisões financeiras. Espera-se que os agentes de IA se tornem parte integrante dos processos de transação, indo além dos sistemas centrados no ser humano. A área de pagamentos é um bom exemplo. Startups como a Skyfire já estão desenvolvendo sistemas de pagamento que permitem transações de agente para agente, contornando os requisitos tradicionais de verificação de identidade humana.

Em resumo, se por um lado os Agentes de IA prometem aumentar a autonomia e melhorar a eficiência das transações, por outro, as transações iniciadas por Agentes de IA representam novos riscos, que requerem novos métodos para verificar se esses agentes são atores confiáveis agindo nos limites de funções e permissões predefinidas. O que implica mudanças na gestão de privacidade e identidade, com foco em segurança e confiança.

Privacidade

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Zendesk Relate 2025: uma camada de IA para todas as soluções

Inteligência Artificial

Zendesk Relate 2025: uma camada de IA para todas as soluções

Conferência revela como soluções automatizadas e personalizadas estão transformando o relacionamento com clientes e impulsionando o setor no Brasil e nos países da América Latina

O que a IA requer das lideranças? Mais transpiração e menos inspiração

Inteligência Artificial

O que a IA requer das lideranças? Mais transpiração e menos inspira...

Está na hora de CEOs trocarem o medo da IA pela disposição em treinar suas habilidades para usá-la nos negócios. O nível de dedicação dever ter a mesma intensidade que o dos atletas de elite.

Do GPT-3 ao Omniverse: como a pandemia catalisou a evolução da IA

Inteligência Artificial

Do GPT-3 ao Omniverse: como a pandemia catalisou a evolução da IA

Os marcos tecnológicos que mudaram o cenário da IA e impulsionaram a transformação econômica global

IA sob medida: Como empresas estão moldando modelos generativos para criar vantagem competitiva

Inteligência Artificial

IA sob medida: Como empresas estão moldando modelos generativos para...

RAG, ajuste fino e N-Shot Learning: como empresas estão combinando técnicas para extrair o máximo dos LLMs

IA além da produtividade: O verdadeiro jogo começa agora

Inteligência Artificial

IA além da produtividade: O verdadeiro jogo começa agora

Empresas que tratam a IA apenas como um ganho de eficiência estão ficando para trás. O diferencial real está na inovação de negócios e na criação de novas fontes de receita

A corrida da IA: o que a terceira geração significa para os negócios

Inteligência Artificial

A corrida da IA: o que a terceira geração significa para os negócio...

O novo modelo Claude 3.7 reforça a tendência de IA focada em raciocínio avançado e desafia empresas a adaptarem sua estratégia de inovação