Definitivamente, há uma discrepância entre a visão interna das empresas de IA e do Vale do Silício de que a IA Generativa é tudo, e a visão externa, das empresas usuárias, de que é uma tecnologia muito importante, mas ainda não necessariamente muito útil fora de um conjunto bastante restrito de usos. Ainda é necessário muito mais trabalho para chegar aos produtos. O que significa que o momento é de experimentar, como aponta a mais recente pesquisa global da McKinsey sobre IA.
Mais da metade dos entrevistados (65%) relatam que suas organizações estão usando IA Generativa (GenAI) regularmente, quase o dobro da porcentagem da pesquisa anterior, realizada há apenas dez meses. Metade dos entrevistados afirmaram que as suas companhias adotaram a IA em duas ou mais funções empresariais e 67% esperam que o investimento em IA aumente nos próximos três anos. Nos últimos seis anos, a adoção da IA pelas organizações oscilou em cerca de 50%. Este ano (2024), a pesquisa constata que a adoção saltou para 72%.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
O que o experimento MoltBook revela sobre o valor econômico, a governança e a liderança em sistemas autônomos.
A economia avança com IA, mas esbarra na qualidade do julgamento humano — um fator ainda ausente das métricas e da governança corporativa.
Pesquisas da PwC e do MIT mostram por que os investimentos em IA avançam mais rápido do que a capacidade das empresas de capturar valor. E por que o problema não é tecnológico, mas estrutural.
A Anthropic aposta em agentes pagos; a OpenAI recorre à publicidade para sustentar a escala do ChatGPT.
Com ativos estratégicos e escala, o Brasil pode liderar ou perpetuar o descompasso regional.
Apesar da experimentação crescente e de ganhos já percebidos, a governança segue como principal freio à adoção formal da IA e da IA Generativa, segundo a Capgemini.
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso
