s
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A Inteligência Artificial é como a água

Modelos e dados não mais são suficientes para diferenciar um produto de IA do outro. O segredo da prosperidade está em desenhar produtos únicos, impossíveis de fazer sem IA

A Inteligência Artificial já foi comparada à revolução da Internet, à corrida do ouro e até à invenção da eletricidade. Agora, Peter Oppenheimer, estrategista da Goldman Sachs e autor de “Any Happy Returns: Structural Changes and Super Cycles in Markets”, traça um paralelo entre os investimentos atuais da IA e o boom dos canais do século XVIII. Tal como a IA, os canais também prometiam impulsionar a produtividade e proporcionar lucros recordes. Mas as empresas que mais se beneficiaram no longo prazo não foram aquelas que apostaram indiscriminadamente na construção da infraestrutura necessária e sim as que souberam usar essa infraestrutura para desenvolver novos produtos e serviços.

Ninguém sabe realmente quais empresas utilizarão melhor a IA no longo prazo. Mas o pessoal da NFX tem uma pista, partindo da semelhança da IA com a água, necessária e onipresente. E também do fato de a diferenciação tecnológica em IA ser cada vez menor.

A NFX compara a indústria de IA à indústria da água engarrafada. Toda garrafa de água contém, basicamente, água potável. Então como explicar as centenas de marcas, mundo afora, disputando um mercado estimado em US$ 336,21 bilhões em 2024, com perspectiva de atingir US$ 452,90 bilhões até 2029? A receita para transformar algo tão onipresente como a água em um mercado para lá de competitivo pode ser aplicada à IA? Vejamos…

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Um tutor digital para cada pessoa.

Inteligência Artificial

Um tutor digital para cada pessoa.

A equação "IA + supervisão humana" redefine aprendizagem, reduz desigualdades e cria novo padrão de qualificação. A IA vira infraestrutura cognitiva, reconfigurando talento, ensino e competitividade.

Modelos demais, valor de menos

Inteligência Artificial

Modelos demais, valor de menos

Em 2026, o maior risco de IA pode ser o excesso de modelos e a ausência de integração. O contexto se perde. E o ROI também.

A monetização via anúncios chegou às buscas de IA

Inteligência Artificial

A monetização via anúncios chegou às buscas de IA

O desafio agora é manter neutralidade e valor estratégico em um ambiente que tende à manipulação invisível.

A corrida da IA é vencida (ou perdida) na camada de dados

Inteligência Artificial

A corrida da IA é vencida (ou perdida) na camada de dados

Relatórios da IBM e da Deloitte apontam na mesma direção: empresas só extraem valor de IA quando CDOs garantem governança, integração e métricas consistentes para os dados.

O fim da fricção: a ascensão das empresas superfluidas e o futuro híbrido entre humanos e IA

Inteligência Artificial

O fim da fricção: a ascensão das empresas superfluidas e o futuro h...

Relatório da EY revela como IA agêntica, contratos inteligentes, robótica e neurotecnologias estão transformando empresas em ecossistemas autônomos e superfluídos

Inovação aberta no Brasil: país entra em fase de transformação estrutural

Inteligência Artificial

Inovação aberta no Brasil: país entra em fase de transformação es...

Com 73% das empresas operando programas estruturados e 91% priorizando IA e dados, o país supera o ciclo experimental e transforma colaboração com startups em estratégia central de negócios