s
Ricardo Penzin Head of business develpment Brasil Hyperloop TT (foto Divulgação)
ENTREVISTA

A inovação a 1.200 km/hora

Ricardo Penzin, head of business develpment Brasil Hyperloop TT, um meio de transporte ultrarrápido, baseado em um documento publicado por Elon Musk em 2013. que poderia levar 6 minutos para percorrer o trecho Campinas-São Paulo

Por Silvia Bassi 26/07/2019

Seis minutos. É o tempo que uma pessoa levaria para percorrer os 96 quilômetros entre Campinas e São Paulo se estivesse dentro de uma capsula do Hyperloop, o modal de transporte terrestre que traz para o chão a velocidade dos grandes aviões comerciais. O mesmo trajeto, hoje, leva de 90 (com muito boa vontade) a 120 minutos.

O Hyperloop não é só um meio de transporte ultrarrápido, é uma revolução que começou a partir de um documento de 57 páginas publicado por Elon Musk (quem mais?!) em agosto de 2013, em oposição ao projeto de construção de "um dos mais lentos e mais caros" meios de transporte coletivo: um trem-bala ligando São Francisco a Los Angeles que poderia custar US$ 77 bilhões.

"Seria ótimo ter uma alternativa para voar ou dirigir, mas, obviamente, apenas se for realmente melhor do que voar ou dirigir", escreveu Musk. "Um quinto modal, depois de aviões, trens, carros e barcos" que pudesse transportar passageiros em terra, com velocidade supersônica, conectando cidades de alto tráfego, distantes em até 1.500 quilômetros. "Mais barato, mais seguro, mais conveniente, energeticamente sustentável, e imune a clima e a terremotos". Capaz de percorrer a distância de 610 km entre as duas cidades em 30 minutos.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

“A tecnologia não é mágica, ela potencializa o humano”

Entrevista

“A tecnologia não é mágica, ela potencializa o humano”

Amanda Andreone, diretora-geral da Genesys no Brasil, explica como a Inteligência Artificial redefine o papel humano no CX e transforma empatia em vantagem competitiva.

Transformação digital com tempero local

Entrevista

Transformação digital com tempero local

Com a plataforma EIA, a Ajinomoto do Brasil transforma seu modelo de gestão digital e amplia a criação de valor econômico e social. Alexandre Telles, diretor da companhia, explica o conceito.

“CISOs do futuro entendem de IA tanto quanto de risco”

Entrevista

“CISOs do futuro entendem de IA tanto quanto de risco”

Omar Khawaja, VP de Segurança e Field CISO da Databricks, veio ao Brasil para lançar o Data Intelligence for Cybersecurity. Nessa entrevista, ele fala sobre a relação de CISOs com a IA

A voz como interface fundamental dos negócios

Entrevista

A voz como interface fundamental dos negócios

Da clonagem e geração de vozes artificiais à criação de música comercial incidental, a startup ElevenLabs montou um arsenal tecnológico para áudio gerado por IA. Agora, abre escritório no Brasil e aposta na criatividade local para...

Uma aula de como transformar sucata em futuro

Entrevista

Uma aula de como transformar sucata em futuro

A primeira brasileira finalista do Global Teacher Prize mostra como tecnologia, inovação e criticidade podem transformar a educação pública e dar voz às periferias

IA boa é IA governada

Inteligência Artificial

IA boa é IA governada

Sem fundação sólida, projetos viram castelos de areia: executivos da MATH explicam como transformar hype em vantagem competitiva com governança, resiliência e ROI real.