s
360°

Em IA, milissegundos importam. À medida que as cargas se espalham entre regiões — do treinamento distribuído à inferência em tempo real — estar próximo do fluxo de dados vira vantagem competitiva. A demanda por interconexão privada segue acelerando, com banda global projetada para crescer a CAGR de 34% até 2026.

Rede própria de fibra reduz variabilidade e entrega latência previsível, banda garantida e controle de rotas, eliminando limitações de redes compartilhadas — pontos decisivos para IA distribuída.

Principais ganhos para IA:

CADASTRE-SE GRÁTIS PARA ACESSAR 5 CONTEÚDOS MENSAIS

Já recebe a newsletter? Ative seu acesso

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar
  • Velocidade: Suporte a transmissões de 100 G a 800 G, essenciais para sincronização de clusters IA e transferência massiva de dados.
  • Escalabilidade física: A fibra, menor que o cobre, permite maior densidade; conectores VSFF como o MMC podem triplicar a quantidade de portas em comparação ao MPO.
  • Eficiência energética: Menor número de elementos ativos na rede e melhor gestão do fluxo de ar ajudam a reduzir consumo energético e PUE, especialmente sob restrições de energia em data centers modernos.
  • Integridade e segurança: Imune a interferência eletromagnética (EMI), a fibra é mais difícil de interceptar — embora a criptografia fim a fim ainda seja recomendada.

Em um cenário de crescimento exponencial da IA, estar em um data center que opera a partir da sua própria rede de fibra não é luxo — é um diferencial estratégico para desempenho, escalabilidade e resiliência.

“A Ascenty se destaca ao oferecer aos nossos clientes uma rede proprietária de fibra óptica de 4.000 km interligando nossos data centers, conectando diretamente aos principais provedores de nuvem – AWS, Google Cloud, Microsoft Azure e Oracle Cloud – e aos cabos submarinos. Ela nasceu para conectar os nossos data centers, mas hoje vai muito além disso”, comenta João Walter Razori, diretor de soluções e estratégias de Edge da Ascenty.

À medida que a IA cresce, mais fibra óptica é necessária. Com maior capacidade de fibra óptica, a IA escala exponencialmente.

Portanto, há muitas vantagens no uso de uma rede própria de fibra para um data center de IA. E a eficiência energética também é uma delas.

Cabos de fibra óptica consomem menos energia do que cabos de cobre, o que é crucial para data centers de IA. Clusters de servidores GPU de alta potência já são os principais consumidores de energia em data centers. As características de transmissão de baixa perda da fibra podem reduzir efetivamente o consumo de energia dos equipamentos de rede e reduzir os custos operacionais.

Além disso, o gerenciamento adequado dos cabos otimiza a distribuição do fluxo de ar, melhorando a eficiência do HVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar-Condicionado) e reduzindo ainda mais os custos de refrigeração.

Tem mais: fibras de alta densidade podem proporcionar implantações mais rápidas, gerenciamento de cabos mais limpo e desempenho à prova do futuro — tudo isso minimizando o espaço ocupado.

“Com o aumento da densidade dos racks aumenta, o espaço físico se torna um bem valioso. As soluções de fibra de alta densidade ajudam os data centers a fazer mais com menos”, explica Rafael Astuto, gerente executivo de engenharia de vendas da Ascenty.

Cabos de fibra óptica são mais finos que cabos de cobre, oferecendo conexões mais eficientes em termos de espaço. Essa densidade aumentada permite maior utilização de racks em data centers, otimizando a Eficiência no Uso de Energia (PUE).

No fundo, a fibra de alta densidade não é apenas mais um ativo de infraestrutura — é um facilitador estratégico para crescimento, agilidade e desempenho. Em um mundo de hiperescala, o sucesso depende de uma infraestrutura de data center compacta, escalável e pronta para tudo. Em especial, pronta para os projetos de IA.

Conclusão

Para um cliente de colocation, a rede própria de fibra óptica da Ascenty representa diferencial competitivo real:

  • Latência determinística e alta largura de banda disponíveis para IA e Big Data.
  • Escalabilidade e flexibilidade com infraestrutura pronta para crescer.
  • Maior controle operacional e segurança no tráfego de dados.
  • Acesso facilitado a serviços híbridos e nuvem.