s
ENTREVISTA

“Tokenização e Agentes de IA? Acreditamos super”

Fernando Amaral conta como a Visa está se transformando em uma plataforma de tecnologia financeira que usa IA Agêntica e tokenização para resolver problemas que vão além dos pagamentos.

Não é de hoje que a VISA vem se transformando de uma rede de cartões para uma plataforma abrangente de tecnologia financeira, alavancando seus principais pontos fortes para resolver problemas que vão muito além dos pagamentos tradicionais. O tripé tecnologia, dados e inteligência leva a empresa a se destacar cada vez mais na oferta de soluções para pagamentos sem cartão, transações de ativos tokenizados e serviços financeiros auxiliares habilitados por IA.

A solução Intelligent Commerce,lançada no dia 30 de abril durante o Global Product Drop Visa, materializa esse esforço. Oferece ferramentas para incorporação de recursos de pagamento diretamente em experiências de compra baseadas em IA. Na prática, usa credenciais de cartão “prontas para IA” criadas por meio de APIs Visa. Os clientes podem definir limites de gastos e parâmetros para compras assistidas por IA. O sistema tokeniza os dados do cartão para proteger informações confidenciais. E os modelos de detecção de fraudes da Visa são incorporados para garantir a segurança das transações. A Visa está trabalhando com empresas como Anthropic, Microsoft e OpenAI para integrar agentes de IA à experiência de compra.

No Brasil, centenas de iniciativas agnósticas usam o know-how e a tecnologia para atender outros mercados além do negócio tradicional de cartões. “A lógica de expansão do modelo de negócio usando estrategicamente nossas capacidades de inteligência, dados e tecnologia vale muito a pena no mercado brasileiro de fraude e crédito. Faz muito sentido”, comenta Fernando Amaral, VP de Produtos e Inovação da Visa.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Entrevista

"Tokenização e Agentes de IA? Acreditamos super"

Fernando Amaral conta como a Visa está se transformando em uma plataforma de tecnologia financeira que usa IA Agêntica e tokenização para resolver problemas que vão além dos pagamentos.

“A grande oportunidade do Brasil é ser cada vez mais efetivo no mesmo hectare”

Entrevista

“A grande oportunidade do Brasil é ser cada vez mais efetivo no mes...

Tecnologia, produtividade e carbono para o futuro da soja no Brasil, na visão de Fábio Passos da Bayer

Dave McQuarrie: “Quem usa IA vai substituir quem não usa”

Entrevista

Dave McQuarrie: “Quem usa IA vai substituir quem não usa”

A HP tem uma visão muito clara de como contribuir para o futuro do trabalho, o que inclui a IA como base de dispositivos e ferramentas, o potencial da IA Local, os investimentos e o compromisso contínuo com a sustentabilidade e a diversid...

Empresas ainda negligenciam saúde mental – e isso vai custar caro

Entrevista

Empresas ainda negligenciam saúde mental – e isso vai custar caro

Tatiana Pimenta, fundadora da Vittude, alerta: cenário tende a piorar antes de melhorar. E prevenção é o único caminho

Desafios e oportunidades da IA na América Latina: a visão da Databricks para 2025

Inteligência Artificial

Desafios e oportunidades da IA na América Latina: a visão da Databri...

Escassez de talentos e infraestrutura de dados são os principais obstáculos para adoção de IA na região, mas perspectiva de crescimento cria oportunidades, diz Marcos Grilanda

Entrevista

"Na era da GenAI, a presença humana no circuito é essencial"

Para cada dólar investido em um modelo de linguagem cada vez mais poderoso, é preciso investir uma quantia igualmente grande para treinar os seres humanos, diz Chris Perry, especialista em IA e autor do livro "Perspective Agents"