Há dez dias, um tornado afundou um iate de luxo em minutos no sul da Itália. Em maio deste ano, uma série de tornados afetou quatro estados nos EUA, causando 21 mortes e deixando quase 600 mil pessoas sem energia. Os tornados são letais devidos a sua velocidade, formato e a capacidade de destruição, impactando as vidas das pessoas afetadas.
Essa destruição marcou a visita do pesquisador da NIST, Marc Levitan, à cidade Joplin, no Missouri, para estudar o tornado que havia passado pela cidade. Isso fez com que Levitan e a equipe da NIST começassem a explorar diferentes formas de tornar as cidades mais resilientes a esses fenômenos, até chegar a um modelo de construção mais resistente a tornados.
Para definir o modelo, os pesquisadores realizaram testes em túneis de vento, com dados de tornados reais. O que se descobriu é que os tornados são imprevisíveis, o que pode afetar uma residência de várias formas. Por exemplo, o vento pode diminuir a pressão do ar acima do telhado, criando uma força ascendente que levanta o telhado.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Relatório global da Capgemini mostra por que tecnologia não é mais o gargalo — e como a lentidão organizacional ameaça a competitividade.
Segurança pós-quântica, IA física, defesa acelerando inovação civil e educação personalizada traçam o roteiro estratégico para quem não pode ignorar 2026
Relatório da EY revela como IA agêntica, contratos inteligentes, robótica e neurotecnologias estão transformando empresas em ecossistemas autônomos e superfluídos
Com 73% das empresas operando programas estruturados e 91% priorizando IA e dados, o país supera o ciclo experimental e transforma colaboração com startups em estratégia central de negócios
Em meio à queda de braço sobre a eletrificação do planeta, os consumidores aceleram a troca de veículos a combustão por versões movidas a eletricidade. E o Brasil é um dos países que se destaca nas pesquisas globais sobre o tema.
Com o pacto nacional de indicadores, a nova Lei do Bem e a ciência aberta, o país constrói a infraestrutura invisível que transforma dados em decisão.
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso
