A tecnologia é um dos setores mais dinâmicos e inovadores da economia mundial. As empresas que atuam nesse segmento estão sempre buscando novas soluções para os problemas e desafios da sociedade e, não à toa, vêm transformando a maneira como interagimos com o mundo nas últimas décadas.
Após grande alta do setor gerada pelos movimentos durante a pandemia, tanto as grandes empresas ligadas à tecnologia quanto o mercado de Venture Capital (VC) passaram por uma forte retração em 2022. Isso se deu pela incerteza causada por diversos fatores que passam pelo controle da inflação global, pela guerra da Ucrânia, pelo risco da volta do isolamento social e o mais acelerado aperto monetário da história. Esses fatores afetaram negativamente a maioria dos setores, com exceção de alguns como healthcare, que se mantiveram resilientes.
No primeiro semestre de 2023, no entanto, houve uma mudança de cenário, com uma recuperação das bolsas de valores ao redor do mundo, com Ibovespa apresentando uma alta de 7,61% e Nasdaq surpreendendo com 31,30%. O sentimento otimista com a situação global, junto aos indícios de que o quadro inflacionário está mais controlado, trouxe um fluxo maior para investimentos ligados à tecnologia e, também, ligeiramente, ao VC. No caso da Nasdaq e de algumas empresas como a NVIDIA, um fator que não pode ser desconsiderado foi o lançamento do ChatGPT, que atraiu grandes investimentos para empresas ligadas à IA.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Essa queda é mais de 60% comparado com o recorde de arrecadação em 2021, aponta relatório da Dealroom
Explore as previsões de crescimento do setor, que deve atingir US$ 258,3 bilhões até 2029, e como a IA está moldando o futuro da saúde digital
Segundo relatório feito pelo SVB, a captação de Venture Capital desacelerou em comparação com as altas de 2021-2022
Um estudo apontou que o apoio exclusivo de investidoras pode sinalizar para outros investidores que uma startup está sendo financiada "porque é de mulher"
Bill Aulet aponta os principais passos para lançar uma startup e os erros que não se deve cometer
Com os incêndios florestais afetando diversas regiões no mundo, várias startups estão criando tecnologias para prever, detectar e combater esses incêndios
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso