Há um provérbio americano muito antigo, que data de 1640, que garante que "onde há vontade, há um caminho". Trazendo para o cenário de startups em 2023, depois de um ano de queda de investimentos globais, demissões em massa e VCs com a "mão fechada", pode parecer otimismo demais aplicar a frase quando se trata de buscar financiamento para uma ideia. Mas em uma conversa muito pragmática, feita no final de janeiro, cinco "feras" da cena de empreendedorismo da América Latina se juntaram para discutir, do ponto de vista dos VCs e founders, como acertar na hora de levantar capital e achar o caminho para o dinheiro.
A conversa, que você pode acompanhar integral em vídeo no YouTube, foi promovida pelo Latidud, o fundo de investimentos para a América Latina, criado por Yuri Danilchenko, Gina Gotthilf e Brian Requarth. Dela participaram, além de Brian, o fundador da fintech unicórnio Jeeves, Dileep Thazhmon; o diretor do fundo de venture capital mexicano Investo, Jonathan Lewy; a investidora de risco Antonia Rojas, partner do fundo mexicano ALLVP; e Gabriel Vasquez, partner do fundo Andreessen Horowitz para a América Latina.
Tem um ditado muito cínico que diz que "se conselho fosse bom não seria dado, seria vendido". Mas no caso dessa conversa, os conselhos podem valer muito dinheiro, e foram de graça. Confira abaixo alguns pontos do papo, separados por temas.
"Uma compreensão clara do foco e critérios de investimento do VC, uma equipe forte e coesa e uma estratégia bem definida de 'go-to-market' são componentes essenciais para o sucesso de um pitch para investidores de risco".
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Essa queda é mais de 60% comparado com o recorde de arrecadação em 2021, aponta relatório da Dealroom
Explore as previsões de crescimento do setor, que deve atingir US$ 258,3 bilhões até 2029, e como a IA está moldando o futuro da saúde digital
Segundo relatório feito pelo SVB, a captação de Venture Capital desacelerou em comparação com as altas de 2021-2022
Um estudo apontou que o apoio exclusivo de investidoras pode sinalizar para outros investidores que uma startup está sendo financiada "porque é de mulher"
Bill Aulet aponta os principais passos para lançar uma startup e os erros que não se deve cometer
Com os incêndios florestais afetando diversas regiões no mundo, várias startups estão criando tecnologias para prever, detectar e combater esses incêndios
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso