The Shift

Um mapa para a nova era

Na próxima década, a tecnologia pode deixar sua posição de vanguarda para assumir um papel preponderante na competição geopolítica e de poder mundial. Condições não lhe faltam: ela permeia praticamente todos os setores da economia e determina sua dinâmica. Além disso, isto ocorre em um momento em que a geopolítica global está mudando de forma imprevisível, o que torna a autonomia em tecnologias estratégicas um tema crítico para as Nações - como é o caso da corrida pela primazia da IA entre as grandes potências em curso, atualmente.

A Conclusão consta do artigo para discussão “On the cusp for a New Era” publicado pelo McKinsey Global Institute e divulgado esta semana. Segundo o estudo, a reflexão se impõe na medida em que estamos passando por uma “combinação enervante de uma pandemia global agravada pela escassez de energia, inflação rápida e as tensões fervendo, que fazem as pessoas se perguntarem quais são as certezas que restam”. No artigo, o MGI propõe uma “conversa sobre o futuro” e sugere um quadro para imaginar a nova era a partir de uma “perspectiva tectônica” da História. E alerta: “Descobrir como responder ao momento atual e ao caminho a seguir é complexo e exige ousadia”, garante o texto, que também aconselha os líderes a não se deixarem levar pelo pessimismo.

Terremotos de grande magnitude

O artigo se baseia no questionamento se – em um cenário aparentemente distópico - encontraremos o próximo motor de produtividade para impulsionar o crescimento. Para mapear as implicações econômicas, sociais, demográficas, energéticas, tecnológicas e de exploração dos recursos naturais da nova Era que se inicia, o MGI lembra que nós já passamos por períodos anteriores de inflexão e reordenamento global que resultaram na concorrência de grandes eventos: (1) o fim da Segunda Guerra Mundial (1944-1946), o período em torno da crise do petróleo (1971-1973), e a época da dissolução da União Soviética (1989-1992).

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Se você já recebe nossas newsletters,

preencha seu e-mail que lhe mandaremos instruções

Voltar
Enviar
Opa! Parece que este e-mail não está cadastrado ainda.
Tente novamente ou, se quiser fazer um novo cadastro, clique aqui.

Crie sua senha para o e-mail

e atualize suas informações

Atualizar

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,

e receba nossa newsletter diária.

Voltar

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar

Pronto! Só falta um passo.

Clique no link do e-mail que enviamos para
retornar aqui e finalizar seu cadastro.