Para ontem. Resolve agora que a gente vê como fica depois. É muito fácil cair na armadilha do curto prazo, que Seth Godin define como "miopia estratégica". O autor, empreendedor e especialista em Marketing afirma que, sob pressão, as organizações acabam muitas vezes focando apenas no que é "urgente" e "facilmente mensurável".
No curto prazo, essa abordagem pode parecer que dá muito certo, mas impede o desenvolvimento de estratégias inovadoras que são fundamentais para a sustentabilidade e o sucesso no longo prazo. "O sucesso de uma estratégia depende não apenas de suas ações, mas também das ações de outras pessoas... As pessoas bem-sucedidas descobrem como trocar seu tempo e seu esforço pela mudança que pretendem fazer no mundo”, diz em um trecho de seu novo livro, "This is Strategy: Make Better Plans".
Godin reforça que a estratégia é uma filosofia, uma bússola e não um mapa. Em outras palavras, "a estratégia é o que você VAI fazer". "Comece definindo claramente a mudança que você deseja ver no mundo. Reflita sobre onde estão as oportunidades e como as forças externas, como mudanças no mercado, mudanças culturais e tecnologia, podem ajudar ou atrapalhar seu progresso. Reconheça que o mundo está em constante movimento e que sua estratégia deve ser flexível. Reveja regularmente sua estratégia e faça os ajustes necessários para se alinhar às realidades em evolução", diz ele nesta entrevista.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Se você já recebe nossas newsletters,
preencha seu e-mail que lhe mandaremos instruções
VoltarCrie sua senha para o e-mail
e atualize suas informações
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
VoltarPronto! Só falta um passo.
Clique no link do e-mail que enviamos para
retornar aqui e finalizar seu cadastro.