A Espanha está discutindo a redução da semana de cinco para quatro dias úteis. Uma primeira proposta neste sentido foi apresentada ao governo e consistia em diminuir a carga semanal de trabalho em oito horas, sem redução de salário. As empresas que optassem por esta mudança receberiam subsídio estatal para não evitar prejuízo. O projeto acabou rejeitado pelo governo, mas a pauta segue em alta no Ministério do Trabalho.
Pablo Iglesias, líder do partido Podemos e um dos políticos mais influentes da Espanha, tem a “reforma trabalhista para o século XXI” como meta. E, nessa questão, deve ter o apoio do presidente Pedro Sanchez. A ideia é que um novo estatuto do trabalho reorganize completamente a jornada de trabalho e equilibre com os tempos de ócio e de cuidados pessoais no país, para aumentar a produtividade dos trabalhadores, melhorar a saúde física e a mental, permitir a qualificação continuada da força de trabalho e reduzir o impacto das empresas no meio ambiente.
Embora seja o primeiro país a pensar este tema em escala nacional, não se trata de uma iniciativa isolada, especialmente ao olhar para o universo corporativo. Nos últimos anos, algumas empresas pelo mundo adotaram semanas reduzidas de trabalho. A maioria delas afirma que o experimento traz vantagens claras de negócio. Em entrevista à BBC, especialista da Universidade de Oxford diz que todos os estudos sobre o tema apontam para ganho em produtividade.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Se você já recebe nossas newsletters,
preencha seu e-mail que lhe mandaremos instruções
VoltarCrie sua senha para o e-mail
e atualize suas informações
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
VoltarPronto! Só falta um passo.
Clique no link do e-mail que enviamos para
retornar aqui e finalizar seu cadastro.