The Shift

Onde os projetos de IoT estão acontecendo?

Internet das Coisas aplicada a transporte urbano em projeto da Casper Technologies

A Internet das Coisas segue sendo uma tecnologia muito forte no setor de manufatura. Mas sua utilização vem crescendo consideravelmente em outras verticais econômicas, como Transporte/Mobilidade, Energia, Varejo e Saúde, segundo o levantamento mais recente da IoT Analytics. A análise de 2020 é baseada em 1.414 projetos de IoT reais.

O “Transporte público conectado” é o principal caso de uso de cidade inteligente em 2020. Eles combinam o monitoramento em tempo real das localizações e rotas dos veículos de transporte público com notificações e notícias de viagens personalizadas para os passageiros. O monitoramento e gerenciamento de tráfego são outras aplicações onde o uso de IoT tem se destacado nos centros urbanos.

O estudo aponta que cidades ao redor do globo estão encarando a tecnologia Smart City como uma forte aliada para edereçar problemas que ainda impedem de melhorar a vida dos cidadãos. Isso inclui aumentar a eficiência operacional e melhorar as decisões que são tomadas no curto prazo ao atacar problemas de longo prazo como sustentabilidade e poluição.

CADASTRE-SE GRÁTIS PARA ACESSAR 5 CONTEÚDOS MENSAIS

Já recebe a newsletter? Ative seu acesso

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar

Além disso, a Tesla estabeleceu a referência da indústria para carros conectados quando lançou o Modelo S em 2012, apresentando os primeiros recursos de atualização de software via aérea. Desde então, praticamente todos os fabricantes de automóveis seguiram o exemplo integrando tecnologias IoT semelhantes, ajudando a alçar o segmento para a segunda posição no ranking, superando Energia e Varejo. Não por acaso, o mercado automotivo de software e eletrônicos deve dobrar até 2030.

Em um dos estudos de caso, que endereça questões sobre vigilância realizada por câmeras de CCTV e o uso de dados analíticos, para detectar crimes, acidentes, ameaças potenciais ou reconhecer pessoas (a partir de ferramentas de reconhecimento facial), é vantajoso em espaços urbanos densamente povoados. O exemplo é a Cidade do Cabo, na África do Sul, que introduziu uma solução para reconhecimento de placas de trânsito que ajudou os gestores a transformar a principal avenida que conduz aos bairros mais ricos bem mais segura. Segundo relatórios oficiais, as câmeras instaladas ajudam a reconhecer até 300 mil carros em uma hora, o que levou a uma queda de 65% nos incidentes criminosos.