Enquanto a renda per capita cresceu 0,9% ao ano no Brasil entre 1981 e 2023, a produtividade por hora trabalhada avançou 0,5% ao ano, segundo dados do Instituto Brasileiro de Economia da FGV. Mesmo com a projeção do impacto da tecnologia, o momento de mudança pode ser bom para reavaliar se a resposta não está no modelo de participação para funcionários.
No Reino Unido, já se discute se adotar o modelo de Propriedade do Funcionário não seria a melhor saída para a crise da produtividade, com empresas EOBs sendo de 8% a 12% mais produtivas. O modelo tem inúmeras vantagens, entre elas a redução da desigualdade e um aumento na produtividade. Um estudo recente da Universidade de Warwick aponta que empresas em que os funcionários têm participação, os ganhos são significativos em bem-estar e produtividade.
- Os funcionários demonstram maior envolvimento e comprometimento com tarefas e resultados.
- O senso de propriedade motiva os funcionários a trabalhar com mais inteligência, o que resulta em maior produção por hora e valor agregado per capita.
- A natureza inclusiva desse modelo incentiva os funcionários a contribuir com ideias e a participar dos processos de tomada de decisão, promovendo uma cultura de inovação.
- O design do cargo e a natureza do trabalho, que geralmente são mais flexíveis e favoráveis nas empresas de propriedade dos funcionários, podem impulsionar significativamente a inovação.
- O apoio social e a coesão no local de trabalho, que são mais fortes em empresas de propriedade de funcionários, afetam positivamente a saúde mental e o bem-estar geral dos funcionários.
Como a implementação do modelo traz custos iniciais significativos, por conta de mudanças regulatórias, a pesquisa sugere uma transição gradual em fases, começando pela propriedade parcial e aumentando gradativamente à medida que o modelo traz resultados. E, como parte da grande mudança no trabalho com a presença da IA, mudança no mindset e treinamento para que todos sejam capazes de assumir novas funções e construir o sucesso juntos.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Se você já recebe nossas newsletters,
preencha seu e-mail que lhe mandaremos instruções
VoltarCrie sua senha para o e-mail
e atualize suas informações
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
VoltarPronto! Só falta um passo.
Clique no link do e-mail que enviamos para
retornar aqui e finalizar seu cadastro.