Duas em cada três organizações precisarão redefinir seu core business na próxima década. Isso significa que as lideranças não apenas terão de encontrar novas fontes de crescimento, mas a maioria terá de fazer isso e operar grandes mudanças no negócio principal ao mesmo tempo.
Além da mudança e adaptação contínuas para manter a competitividade e crescimento, as empresas precisam identificar o que o consultor Chris Zook chama de "ativos ocultos", e que podem aproveitar para sua estratégia de reinvenção. Na Bain & Company, onde lidera a área de Prática de Estratégia Global, ele conduziu um estudo com empresas da lista Fortune 500 nos últimos 20 anos. Há duas décadas, diz, apenas uma em cada duas empresas teve de enfrentar uma crise de core business, e que a tentativa terminou com a companhia sendo vendida ou desaparecendo. Na última década, a taxa aumentou de uma para duas em cada três empresas.
"Todas as tendências que analisamos sugerem que, nos próximos 10 anos, esse número será de pelo menos três em quatro", disse Chris Zook no podcast Strategy, da Harvard Business Review. Segundo ele, essas empresas vão se deparar com uma situação em que ficará claro que sua fórmula de crescimento atingiu um limite. "Elas terão que redefinir sua estratégia".
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Se você já recebe nossas newsletters,
preencha seu e-mail que lhe mandaremos instruções
VoltarCrie sua senha para o e-mail
e atualize suas informações
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
VoltarPronto! Só falta um passo.
Clique no link do e-mail que enviamos para
retornar aqui e finalizar seu cadastro.