Como a maior empresa de pesquisa de mercado de Transformação Digital (DX) do mundo, a International Data Corporation revelou este mês o seu IDC FutureScape: Worldwide Digital Transformation 2021 Predictions.
De acordo com o novo relatório, apesar de uma pandemia global, o investimento em transformação digital direta (DX) ainda está crescendo a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 15,5% de 2020 a 2023 e deve se aproximar de US$ 6,8 trilhões à medida que as empresas desenvolvem estratégias existentes e investimentos, tornando-se empresas do futuro em escala digital.
As previsões do IDC FutureScape para Worldwide Digital Transformation são:
Previsão 1: Investimentos acelerados em DX. A economia segue seu rumo digital. A projeção é aa de que 65% do PIB global esteja digitalizado até 2022 e gera mais de US $ 6,8 trilhões em investimentos diretos de DX entre 2020 a 2023.
Predição 2: Estruturas de organização digital e roteiros maduros. Em 2023, 75% das organizações terão roteiros abrangentes de implementação de transformação digital (DX), ante 27% hoje, resultando em uma verdadeira transformação em todas as facetas dos negócios e da sociedade.
Predição 3: Sistemas de gestão digital maduros. Em 2023, 60% dos líderes nas organizações terão mudado sua orientação de gerenciamento de processos para resultados, estabelecendo modelos operacionais mais ágeis, inovadores e empáticos.
Predição 4: A ascensão da plataforma digital e dos ecossistemas estendidos. Em 2025, impulsionado por condições globais voláteis, 75% dos líderes de negócios aproveitarão as plataformas digitais e os recursos do ecossistema para adaptar suas cadeias de valor a novos mercados, setores e ecossistemas.
Predição 5: Uma primeira abordagem digital. Embora o “digital first” prevaleça em todas as experiências, 60% das empresas investirão pesadamente na digitalização da experiência dos funcionários em 2021, transformando a relação entre empregadores e funcionários.
Predição 6: Reinvenção do Modelo de Negócios. Em 2021, pelo menos 30% das organizações irão acelerar a inovação para apoiar a reinvenção do modelo operacional e de negócios, e preparar seus negócios para o futuro.
Previsão 7: Sustentabilidade e DX. Em 2022, a maioria das empresas obterá maior valor combinando digital e sustentabilidade, dando origem a projetos sustentáveis e orientados digitalmente como padrão .
Predição 8: Culturas digitalmente nativas. Para prosperar na economia da supremacia digital, 50% das empresas irão implementar a cultura organizacional otimizada para DX em 2025, com base nos modelos data-diven e costumer centric.
Predição 9: Acelerando as experiências digitais. Em 2022, 70% de todas as organizações terão acelerado o uso de tecnologias digitais, transformando os processos de negócios existentes para impulsionar o envolvimento do cliente, a produtividade dos funcionários e a resiliência dos negócios.
Previsão 10: Plataformas de inovação de negócios. Em 2023, 60% das empresas construirão sua própria plataforma de inovação de negócios para apoiar a inovação e o crescimento no novo normal.
Ainda de acordo com a pesquisa, 75% das organizações estão ajustando seus roteiros de TI para reduzir os custos dos sistemas atuais, permitir uma execução fácil e criar eficiências operacionais em relatórios financeiros, gerenciamento de projetos e experiência dos funcionários. Por isso, estão aumentando os investimentos no desenvolvimento de aplicativos empresariais modulares.
Já a América Latina responderá por US$ 460 bilhões desses investimentos em transformação digital até 2023, com destaque para cloud computing. De acordo com pesquisas do IDC na América Latina, as soluções IaaS crescerão 29,4% até 2021 em relação a este ano, enquanto o PaaS crescerá 36,9% e o Saas 19,9%.
As previsões para a região são:
1. Cloud Centric IT: até o final de 2021, com base nas lições aprendidas, quase 75% das empresas na América Latina colocarão em prática um mecanismo para mudar para uma infraestrutura e para aplicativos centrados na nuvem, duas vezes mais rápido que antes da pandemia;
2. Aceleração de ponta: até 2023, as reações às mudanças na força de trabalho e nas práticas operacionais durante a pandemia são os aceleradores dominantes para metade dos investimentos impulsionados por ponta e mudanças no modelo de negócios na maioria das indústrias na América Latina;
3. Híbrido por Design: até 2023, 60% das empresas latino-americanas se comprometem a fornecer paridade técnica a uma força de trabalho híbrida por design e não por circunstância, permitindo que trabalhem juntos separadamente e em tempo real;
4. Correção da dívida técnica: até 2022, lidar com a dívida técnica acumulada durante a pandemia prejudicará metade dos CIOs na América Latina, causando estresse financeiro, obstáculo inercial na agilidade de TI e migrações de “marcha forçada” para a nuvem;
5. Resiliência digital: Em 2022, as empresas focadas na resiliência digital se adaptarão à interrupção e e recuperação dos serviços 50% mais rápido do que aquelas que buscam restaurar os níveis de resiliência existentes de negócios/TI;
6. Plataformas de automação: até 2023, um ecossistema de nuvem emergente para estender o controle de recursos e análises em tempo real será a plataforma subjacente para todas as iniciativas de automação de TI e negócios em qualquer lugar da América Latina;
7. Extensão Oportunista de IA: Embora 25% das empresas globais devam adquirir pelo menos uma inicialização de software de IA para garantir a propriedade de habilidades diferenciadas até 2023, o cenário latino-americano terá dificuldades para atender a essa demanda;
8. Ecossistema de TIC: Até 2024, 70% das empresas na América Latina reformularão os relacionamentos com fornecedores, provedores e parceiros para melhor executar estratégias digitais para implantação ubíqua de recursos e para operações autônomas de TI;
9. Adoção da economia circular pela TI: até 2025, metade das empresas latino-americanas usarão materiais reutilizáveis em cadeias de suprimentos de hardware de TI, metas de neutralidade de carbono para instalações de fornecedores e menor uso de energia como pré-requisitos para fazer negócios;
10. Pessoas no centro: até 2023, mais da metade da força de trabalho híbrida e os esforços de automação de negócios na América Latina apresentarão atrasos ou falhas devido ao subinvestimento na construção de equipes de TI / SEC / DEV Ops e nas ferramentas / habilidades certas.