Em um mundo que passa por um momento não-linear, acelerado, volátil e interconectado (NAVI), as organizações precisam se transformar para navegar múltiplos futuros simultaneamente. A chave está em identificar o que é comum entre os cenários e adotar ações práticas hoje que sejam válidas em qualquer versão do futuro.
Mais do que uma evolução do conceito VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo), a abordagem NAVI exige novos modelos mentais, novas formas de liderança e transformação organizacional, de acordo com uma pesquisa global da EY-Parthenon. Dos 1.200 CEOS ouvidos para o “CEO Outlook”, 68% dos CEOs reconhecem que precisam repensar sua visão sobre a transformação da empresa, mas dois terços ainda não fizeram isso.
Para fazer a transformação, vamos pensar primeiro em novos modelos de negócio dentro do conceito NAVI. Aqui alguns casos:
- Conectividade: Combinar IA, robótica e sensores para criar ofertas únicas. Startups AgTech como Carbon Robotics e FarmWise se deram bem combinando esses elementos.
- Portfólio: Operar múltiplos modelos de negócio em paralelo. A Grab combinou transporte, delivery, pagamentos e seguros para se tornar uma das startups mais bem sucedidas no Sudeste da Ásia.
- Inovação contínua: O Grupo Volkswagen criou um AI Lab para desenvolver produtos baseados em IA em ciclos curtos e colaborativos.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Se você já recebe nossas newsletters,
preencha seu e-mail que lhe mandaremos instruções
VoltarCrie sua senha para o e-mail
e atualize suas informações
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
VoltarPronto! Só falta um passo.
Clique no link do e-mail que enviamos para
retornar aqui e finalizar seu cadastro.