The Shift

Já ouviu falar na dignidade dos dados?

A privacidade de dados deve ser vista como um direito humano que precisa ser protegido e ter total transparência, disse o CEO da Microsoft, Satya Nadella, na conversa como fundador e presidente executivo do WEF, Klaus Schwab, realizada semana passada em Davos. Na sua opinião, é preciso garantir que o Big Data seja usado ​​com consentimento e para o bem da sociedade.

O Dia Internacional da Proteção de Dados é celebrado em 28 de janeiro, criado com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o tema. Nada melhor, então, que ouvir as palavras de Nadella, e refletir sobre a responsabilidade de todos a respeito da privacidade na Era Digital.

CADASTRE-SE GRÁTIS PARA ACESSAR 5 CONTEÚDOS MENSAIS

Já recebe a newsletter? Ative seu acesso

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar

Nadella acredita que o mundo precisará de mais normas em torno da confiança na tecnologia.  Na sua opinião, a dignidade dos dados é crucial e o próximo nível de trabalho não será apenas sobre privacidade. Será preciso controlar como os dados são usados ​​no mundo.

E se o consumidor se beneficiasse de seus dados, assim como os anunciantes? Mais trabalho precisa ser feito em torno da dignidade dos dados – e novos modelos de negócios na década de 2020 ”, disse ele.  Para Nadella precisamos entender porque a Inteligência Artificial (IA) marca um afastamento do software anterior.

“Pela primeira vez, temos a capacidade de o software ser escrito por dados”, disse ele, mas acrescentou que não devemos ser muito rápidos em abdicar de nossa responsabilidade. “Defendemos um conjunto de princípios em torno da responsabilidade e isso precisa ser transformado em prática de engenharia de software.

A melhor maneira de garantir que não haja preconceito na IA é ter uma equipe diversa criando a IA, que represente a diversidade que queremos que a IA tenha”, disse Nadella.

Ainda na sua opinião, a regulação deve ocorrer mais no tempo de execução do que no tempo de design.