The Shift

Futuro do trabalho: que habilidades serão necessárias para os empregos verdes?

Fazenda vertical urbana da FarmOne: habilidades em produção agrícola estão entre os skills do futuro

Tomar decisões inteligentes hoje pode preparar os jovens do mundo todo para o sucesso nos empregos verdes de amanhã. Mas dar forma a essas decisões pode ser uma tarefa complicada, pois muitos desses empregos futuros ainda não existem.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente deu uma ajuda ao criar o GEO-6 for Youth – um guia digital sobre opções de carreiras sustentáveis ​​e as habilidades necessárias para prosperar em indústrias verdes.

CADASTRE-SE GRÁTIS PARA ACESSAR 5 CONTEÚDOS MENSAIS

Já recebe a newsletter? Ative seu acesso

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar

Aqui estão seis categorias de habilidades principais que podem ajudar a construir uma carreira de sucesso no futuro.

Competências científicas. A economia verde do futuro dependerá fortemente de trabalhadores com uma sólida formação científica. As funções principais incluirão cientistas ambientais, biólogos, hidrólogos e bioquímicos. As pessoas nessas funções serão responsáveis por monitor, administrar e proteger os recursos naturais, incluindo terras e valiosos suprimentos de água.

Habilidades arquitetônicas e de planejamento. Os edifícios se tornarão mais eficientes em termos de energia, com menos recursos usados ​​para construí-los e operá-los. Arquitetos e planejadores projetarão esses edifícios de acordo com as regulamentações ambientais e as demandas dos clientes por espaços verdes.

Engenharia verde e habilidades tecnológicas. Os jovens de hoje serão os engenheiros verdes de amanhã, ajudando a projetar e manter painéis solares, turbinas eólicas, veículos de baixas emissões de carbono e outras tecnologias da economia verde.

Habilidades agrícolas. Conforme a agricultura e o abastecimento de alimentos se tornam mais sustentáveis, haverá um número crescente de empregos verdes em áreas como agricultura orgânica, agricultura urbana e agricultura de precisão. Isso envolve o uso de dados para medir e melhorar a eficiência da agricultura.

Habilidades de justiça ambiental. Os trabalhadores dessa área atuarão na interseção dos direitos humanos e dos direitos ambientais. Eles ganharão consciência jurídica, social e histórica para garantir que a humanidade não repita os erros do passado que levaram à injustiça racial e social e à saúde ambiental e social precária.

Habilidades de sistemas. A economia verde precisará de trabalhadores que possam projetar, operar e monitorar uma ampla variedade de sistemas. Eles precisarão avaliar os sistemas em relação aos indicadores de desempenho e encontrar maneiras de otimizar e melhorar as operações do sistema. Eles precisarão de habilidades em macroeconomia para construir sustentabilidade em projetos de infraestrutura de longo prazo.

Empregos na economia verde

Milhões de novos empregos e carreiras serão criados na economia verde. Mas criar novos empregos é apenas parte da equação. O desenvolvimento de uma força de trabalho devidamente qualificada é fundamental.

De acordo com o Davos Labs “Youth Recovery Plan 2021” do Fórum Econômico Mundial, quase metade dos jovens sentem que não têm as habilidades certas para garantir-lhes um emprego digno nos próximos cinco a 10 anos.

O relatório apresenta 40 recomendações de políticas para jovens com idades entre 20 e 30 anos. Estas incluem a oferta de créditos fiscais a empresas que investem em requalificação ou requalificação – e a criação de um agregador de competências online que combina as necessidades de competências futuras das cidades com iniciativas de requalificação ou requalificação.

Habilidades para energia verde

A demanda por habilidades verdes é particularmente crítica na indústria de energia. As estimativas sugerem que podem ser necessários 400 mil novos trabalhadores até 2050, “mais da metade deles em funções que não existem atualmente”, diz Steve Holliday, presidente do Instituto de Energia.

Juntamente com as funções de engenharia, diversas habilidades como mudança de comportamento, digitalização e dados também serão necessárias, acrescenta ele.

Reskilling para o futuro

A adoção de tecnologia é um fator-chave no desenvolvimento de habilidades necessárias para setores emergentes.

No relatório “Future of Jobs 2020”, o Fórum Econômico Mundial concluiu que a adoção de computação em nuvem, big data, inteligência artificial e outras tecnologias são grandes prioridades para os líderes de negócios.

“Em média, as empresas estimam que aproximadamente 40% dos trabalhadores precisarão de requalificação (reskilling) de seis meses ou menos”, indica o relatório, acrescentando que “94% dos líderes empresariais relatam que esperam que os funcionários adquiram novas habilidades no trabalho, um aumento acentuado de 65% em relação a 2018”.

 

 

Victoria Masterson é redatora sênior de conteúdo formativo

 

Este artigo foi publicado originalmente no site do Fórum Econômico Mundial e republicado seguindo as normas de creative Commons.