Um conjunto de três relatórios "State of Industry" liberado há uma semana pelo The Good Food Institute traça um cenário bem abrangente da evolução do mercado de proteínas alternativas - plant-based, cell-based (carne celular) e fermented (a partir de biomassa e microorganismos). Os relatórios agrupam dados globais do mercado de carnes, peixes, frutos-do-mar, ovos e laticínios, incluindo pesquisa e investimento em 2023, e sinalizam o road map de 2024 para as três vertentes.
As boas notícias: a variedade de oferta de produtos à base de proteínas alternativas aumentou consideravelmente no mundo todo, assim como as unidades de fabricação e processamento e o número de startups (mesmo com vários write-offs ao longo do caminho, especialmente em 2023). No ano passado, o marco para a carne celular foi a aprovação pela FDA para a comercialização nos Estados Unidos.
As não tão boas notícias: a diferença de preço entre proteínas alternativas e proteínas tradicionais continua alta; o investimento se retraiu e os consumidores, impactados pelo aumento inflacionário global, reduziram de forma geral o consumo de proteínas (animais e alternativas). Quem mais sofreu o rebote foram as proteínas plant-based, que têm a produção consolidada há mais tempo. Apesar de uma década de crescimento e cinco anos de intensa inovação, as vendas plant-based retornaram em 2023 aos níveis anteriores à pandemia.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Se você já recebe nossas newsletters,
preencha seu e-mail que lhe mandaremos instruções
VoltarCrie sua senha para o e-mail
e atualize suas informações
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
VoltarPronto! Só falta um passo.
Clique no link do e-mail que enviamos para
retornar aqui e finalizar seu cadastro.